Desafios da Internet das Coisas Musicais
Resumo
A internet das Coisas Musicais é uma área de pesquisa que pretende levar a conectividade da Internet das Coisas para o campo da música e das artes. Junto com esta tecnologia surge a possibilidade de conexão de diferentes coisas musicais em um ambiente de concerto ou de criação artística que permitiria, por exemplo, a participação do público nestes processos, tanto de maneira presencial, por meio de uma rede local, quanto remoto, por meio da Internet. Neste trabalho trazemos algumas discussões sobre a IoMusT e também suas possibilidades e desafios.
Referências
Alexandre Silva de Almeida. Protocolos e Aplicações para Internet das Coisas Musicais. Dissertação (mestrado em ciência da computação), Universidade Federal de São João del-Rei, 2020.
Luca Turchet, Carlo Fischione, Georg Essl, Damián Keller, and Mathieu Barthet. Internet of musical things: Vision and challenges. IEEE Access, 6:61994–62017, 09 2018.
Liam Lacey. Como a internet das coisas poderia impactar composição musical, produção, 2015.
Luca Turchet, Carlo Fischione, and Mathieu Barthet. Towards the internet of musical things. smc2017, pages 1–8, 2017.
Plínio Martins Filho. Direitos autorais na internet. Ciência da Informação, 27(2), 1998.
Ricky O’Bannon. Why virtual reality and a symphony orchestra are a natural fit, 2015.
Ricky O’Bannon. Virtual reality at the orchestra, 2018.
Cristina Rottondi, Chris Chafe, Claudio Allocchio, and Augusto Sarti. An overview on networked music performance technologies. IEEE Access, 4:8823–8843, 2016.
John Lazzaro and John Wawrzynek. A case for network musical performance. In Proceedings of the 11th international workshop on Network and operating systems support for digital audio and video, pages 157–166. ACM, 2001.
George Xylomenos, Christos Tsilopoulos, Yannis Thomas, and George C Polyzos. Reduced switching delay for networked music performance. In Packet Video Workshop (Poster Session), 2013.
Flávio Luiz Schiavoni, Marcelo Queiroz, and Marcelo Wanderley. Network music with medusa: A comparison of tempo alignment in existing midi apis. In Proceedings of the Sound and Music Computing Conference, Stockholm, Sweden, 2013.
Rômulo Vieira, Luan Luiz Gonçalves, and Flávio Luiz Schiavoni. The things of the internet of musical things: defining the difficulties to standardize the behavior of these devices. In 2020 X Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC), pages 1–7, 2020.
Rômulo Vieira, Mathieu Barthet, and Flávio Luiz Schiavoni. Everyday use of the internet of musical things: Intersections with ubiquitous music. In Proceedings of the Workshop on Ubiquitous Music 2020, pages 60–71, Porto Seguro, BA, Brasil, November 2020. Zenodo.