Introdução à computação musical

  • Cláudio Gomes Universidade Federal do Amapá

Resumo


A computação musical tem o papel de facilitar as diversas formas de geração de criatividade artística, informação e inovação através de métodos totalmente diversificados. Atualmente, a computação musical atua por diversas ações unilaterais sobre barreiras de criatividade e tecnológicas. Este minicurso tem o objetivo de apresentar a grande área de computação musical para o público interessado desde a teoria musical, fundamentos eletroacústica e geração de sinais, tópicos atuais de interesse, exemplos por diversas linguagens de programação e ainda comentários sobre diversas atuações em universidades brasileiras através de seus laboratórios de pesquisa.

Palavras-chave: instrumento musical digital, recuperação da informação musical, sistemas interativos em tempo real

Referências

Forum Som ao vivo. Disponível em http://www.somaovivo.org. Acesso em 10.09.2021.

Rodrigo Ramos de Araujo, José Mauro da Silva Sandy, Elder José Reioli Cirilo, and Flávio Luiz Schiavoni. Análise e classificação de linguagens de programação musical. Revista Vórtex, 6(2), 2018.

Clenio B Goncalves Junior and Murillo Rodrigo Petrucelli Homem. Um ambiente de programação multiparadigma voltado à composição musical automática. Latin American Journal of Development, 3(1):447–462, 2021.

Perry Cook. 2001: Principles for designing computer music controllers. In A NIME Reader, pages 1–13. Springer, 2017.

Felicia Nafeeza Persaud. In Search of Computer Music Analysis: Music Information Retrieval, Optimization, and Machine Learning from 2000-2016. PhD thesis, Université d’Ottawa/University of Ottawa, 2018.

Clemens Wöllner. Body, sound and space in music and beyond: multimodal explorations. Taylor & Francis, 2017.

Atau Tanaka and Miguel Ortiz. Gestural musical performance with physiological sensors, focusing on the electromyogram. 2017.

Garin Hiebert, K Charley, P Harrison, JM Jot, D Peacock, JM Trivi, and C Vogelsang. Openal programmer’s guide. URL: [link], 2007.

Ge Wang, Perry R Cook, and Spencer Salazar. Chuck: A strongly timed computer music language. Computer Music Journal, 39(4):10–29, 2015.

Alexander Lerch, Claire Arthur, Ashis Pati, and Siddharth Gururani. Music performance analysis: A survey. arXiv preprint arXiv:1907.00178, 2019.

Brian McFee, Colin Raffel, Dawen Liang, Daniel PW Ellis, Matt McVicar, Eric Battenberg, and Oriol Nieto. librosa: Audio and music signal analysis in python. In Proceedings of the 14th python in science conference, volume 8, pages 18–25. Citeseer, 2015.
Publicado
24/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Cláudio. Introdução à computação musical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO MUSICAL (SBCM), 18. , 2021, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 289-292. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcm.2021.19466.