Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software

  • Alexandre Ribeiro Dantas UFRJ
  • Márcio de Oliveira Barros UFRJ
  • Cláudia Maria Lima Werner UFRJ

Resumo


O uso inadequado das técnicas de gerenciamento em projetos pode estar relacionado a uma ausência de estratégias eficientes de educação em gerenciamento de projetos de software, em que a motivação e o aprendizado experimental podem ser determinantes. Um processo de aprendizagem experimental requer um ambiente em que os estudantes possam atuar como gerentes sem os riscos e custos associados a um projeto real. O uso de simulações pode auxiliar neste processo, porém simuladores são limitados a uma representação muito abstrata dos ambientes reais de desenvolvimento de projetos. Neste artigo é proposto um jogo baseado em simulação que pode ser utilizado no aprendizado experimental para gerentes de projeto de software. O jogo é composto por um modelo em Dinâmica de Sistemas representando o projeto de software, um simulador de modelos e uma máquina de jogo que controla interações de usuário e os resultados da simulação por meio de uma interface gráfica típica de jogos. São apresentados estudos experimentais que avaliam um processo de aprendizagem baseado no jogo proposto.

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Publicado
18/10/2004
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DANTAS, Alexandre Ribeiro; BARROS, Márcio de Oliveira; WERNER, Cláudia Maria Lima. Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 18. , 2004, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004 . p. 23-38. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2004.23831.