Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software

  • Alexandre Ribeiro Dantas UFRJ
  • Márcio de Oliveira Barros UFRJ
  • Cláudia Maria Lima Werner UFRJ

Resumo


O uso inadequado das técnicas de gerenciamento em projetos pode estar relacionado a uma ausência de estratégias eficientes de educação em gerenciamento de projetos de software, em que a motivação e o aprendizado experimental podem ser determinantes. Um processo de aprendizagem experimental requer um ambiente em que os estudantes possam atuar como gerentes sem os riscos e custos associados a um projeto real. O uso de simulações pode auxiliar neste processo, porém simuladores são limitados a uma representação muito abstrata dos ambientes reais de desenvolvimento de projetos. Neste artigo é proposto um jogo baseado em simulação que pode ser utilizado no aprendizado experimental para gerentes de projeto de software. O jogo é composto por um modelo em Dinâmica de Sistemas representando o projeto de software, um simulador de modelos e uma máquina de jogo que controla interações de usuário e os resultados da simulação por meio de uma interface gráfica típica de jogos. São apresentados estudos experimentais que avaliam um processo de aprendizagem baseado no jogo proposto.

Referências

ABDEL-HAMID, T.K., MADNICK, S.E., Software Project Dynamics - An Integrated Approach, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 1991.

BARROS, M.O.; WERNER, C.M.L.; TRAVASSOS, G.H., Supporting Risk Analysis on Software Projects. In: The Journal of Systems and Software, v. 71, n. 1-2, p. 21-35, 2004.

BASILI, V.R., CALDIERA, G., ROMBACH, H.D., "Goal Question Metric Paradigm", IN: Marciniak, J.J., Encyclopedia of Software Engineering, vol. 1, New York, NY: Wiley, p. 528-532, 1994.

BOEHM, B.W., ABTS, C., BROWN, W.A., CHULANI, S., CLARK, B.K., HOROWITZ, E., MADACHY, R., REIFER, D.J., STEECE, B., Software Cost Estimation with COCOMO II, Upper Saddle River, Prentice Hall PTR, 2000.

BROWN, N., "Industrial-Strengh Management Strategies", IEEE Software, v. 13, n. 4, p. 94-103, 1996.

DOYLE, J.K., FORD, D.N., RADZICKI, M.J., TRESS, W.S., Mental Models of Dynamic Systems [online, 01/07/2003], [link].

DRAPPA, A., LUDEWIG, J., Simulation in Software Engineering Training. In: Proceedings of the International Conference on Software Engineering, Limerick, Ireland, p. 199-208, June 2000.

FORRESTER, J.W., System Dynamics and the Lessons of 35 Years, [online, 05/02/2004] http://sysdyn.clexchange.org/sdep/papers/D-4224-4.pdf, 1991.

FORRESTER, J.W., Industrial Dynamics, Cambridge, MA: The MIT Press, 1961.

GRÖßLER, A., NOTZON, I., SHEHZAD, A., Constructing an Interactive Learning Environment (ILE) to Conduct Evaluation Experiments. In: Proceedings of the 1999 Conference of the International System Dynamics Society, Wellington, New Zeland, July 1999.

KNOWLES, M., Andragogy in Action, Jossey-Bass, San Francisco, CA, 1984.

MAIER, F.H, STROHHECKER, J., "Do Management Flight Simulators Really Enhance Decision Effectiveness". In: Proceedings of the 1996 Conference of the International System Dynamics Society, Cambridge, USA, July 1996.

MANDL-STRIEGNITZ, P., "How to Successfully Use Software Project Simulation for Educating Software Project Managers". In: Proceedings of the 31st Frontiers in Education Conference, Reno, Nevada, USA, October 2001.

MANDL-STRIEGNITZ, P.; LICHTER, H., A Case Study on Project Management in Industry: Experiences and Conclusions. In: Proceedings of the European Software Measurement Conference (FESMA 98), p. 305-313, Antwerp, Belgium, May 1998.

MERRIL, D., Training Software Development Project Managers with a Software Project Simulator, Master Thesis Proposal, [online, 01/07/2003], http://www.eas.asu.edu/~sdm, Arizona State University, Tempe, AZ, USA, 1995.

OH, E., VAN DER HOEK, A., "Towards Game-Based Simulation as a Method of Teaching Software Engineering". In: Proceedings of the 2002 Frontiers in Education Conference, Boston, MA, USA, November 2002.

PFAHL, D., LAITENBERGER, O., DORSCH , J. RUHE, G., "An Externally Replicated Experiment for Evaluating the Learning Effectiveness of Using Simulations in Software Project Management Education", Empirical Software Engineering, v. 8, p. 67-395, 2003.

PRENSKY, M., Digital Game-Based Learning, McGraw-Hill, 2001.

STANDISH GROUP, The Chaos Chronicles. The Standish Group International, 2003.

STERMAN, J.D., System Dynamics Modeling for Project Management. MIT System Dynamics Group, Cambridge, MA, USA, 1992.
Publicado
18/10/2004
DANTAS, Alexandre Ribeiro; BARROS, Márcio de Oliveira; WERNER, Cláudia Maria Lima. Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 18. , 2004, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004 . p. 23-38. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2004.23831.