Uma Abordagem 3D para a Visualização de Padrões de Projeto
Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma abordagem para a visualização da informação de padrões de projeto existentes em um framework utilizando uma representação visual tridimensional. Sob esta abordagem, uma classe é visualizada como um volume composto pelos três eixos do espaço tridimensional. Cada eixo representa uma das três categorias nas quais os padrões são classificados. Cada padrão existente numa classe é representado por um poliedro de forma característica e a cor do poliedro relaciona as diferentes classes associadas pelo padrão. Através desta representação é possível visualizar de forma integrada a informação de classes, seus relacionamentos e a informação relativa aos padrões que definem a estrutura do framework, sem a necessidade de múltiplas visualizações bidimensionais. Esta abordagem foi implementada como uma extensão da ferramenta MetaExplorer, utilizando-se de uma extensão 3D do sub-framework de visualização do framework Luthier, desenvolvido pára a construção de ferramentas de visualização de software.
Referências
CAMPO, M.; PRICE, R. Um Framework Reflexivo para Ferramentas de Visualização de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 10., 1995, São Carlos, Brasil. Anais... São Carlos:SBC, 1996. p. 153-169.
CAMPO, M.; PRICE, R. Compreensão Visual de Frameworks através da Introspeção de Exemplos. Porto Alegre: CPGCC da UFRGS, Março 1997. Tese de doutorado.
DE PAUW, W. et al. Visualizing the Behavior of Object-Oriented Programm. SIGPLAN Notices, New York,v.28, n.10, p.326-337, Oct. 1993.
Fairchild K. M. Poltrock, S.E. Furnas G.W. SemNet: Three dimensional graphic representation for large knowledge bases In: Cognitive Science ant its Applications For Human Computer Interaction. Lawrence Erlbaum Associates: Hillsdale, New Jersey. 1998
GAMMA, E. et al. Design Patterns: Reusable Elements of Object-Oriented Design. Reading: Addison-Wesley, 1994.
LANGE, D.; NAKAMURA Y. Interactive Visualization of Design Patterns Can Help in Framework Understanding. SIGPLAN Notices, New York, v.30, n.10. Oct. 1995.
MACKINLAY, J.; ROBERTSON, G.; CARD, K. The Perspective Wall: Detail and Context Smoothly Integrated. In: CONFERENCE COMPUTER-HUMAN INTERACTION, 1991. Proceedings... NewYork: ACM Press, 1991,p. 173-179.
MAES, P. Issues in Computational Reflection. In: MAES,P.; NARDI, D. (Eds.). Meta-Level Architecture and Reflection. Amsterdam: Elsevier Science, 1988. p. 21-35.
MILLER, G. The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Limits of Our Capacity to Process Information. In: GLINERT, E. (Eds.). Visual Softwre Development Environments: Applications and Issues. California:IEEE Press, 1990. p. 276-291.
MUTHUKUMARASAMY, J.; STASKO, J. Visualizing Program Executions on Large Data Sets using Semantic Zooming. Georgia:Georgia Institute of Technology, 1995. (Tech. Ré. GIT-GVU-95-02).
OROSCO, R.; CAMPO, M.; SOLE, J. Mirror: Visually Reflecting C++, In: TECHNOLOGY OF OBJECT-ORIENTED LANGUAGES AND SYSTEMS, 15., 1995, Santa Bárbarã. Proceedings... California:Prentice-Hall, Aug. 1995.
ROBERTSON, G. Information Visualization using 3D Interactive Animation. Communications of the ACM, New York, v.36, n. 4, Apr. 1993.
TAENZER, D.; GANTI, M.; PODAR, S. Object-Oriented Software Reuse: The Yo-Yo Problem. Journal of Object-Oriented Programming, New York, v.2, Sept. 1989.
VION-DURY, J.; SANTANA, M. Virtual Images: Interactive Visualization of Distributed Object-Oriented Systems. In: CONFERENCE ON OBJECT-ORIENTED PROGRAMMING, LANGUAGES AND APPLICATIONS, 9., 1994, Portland, Oregon. Proceedings... New York: ACM, 1994,
WILDE, N.; HUIT, R. Maintenance Support for Object-Oriented Programs. IEEE Transactions on Software Engineering, New York, v.18, n.12, Dec. 1992.