Visando o Reuso Formalmente Justificado de Especificações

  • João J. C. Gondim UnB

Resumo


As abordagens tradicionais de reuso em engenharia de software estão centradas na reutilização integral de módulos de programas a nível de código. Neste trabalho, nos distanciamos desta abordagem de duas formas: primeiro por trabalhar com especificações ao invés de programas; segundo por permitir o reuso parcial de módulos. Para isto, propomos uma framework para tratar do problema baseada na logica formal. Descrevemos o problema nestes termos e, baseando-se em princípios de reuso que fazem sentido em termos de engenharia de sofware, obtemos uma solução que evita algumas desvantagens de outras abordagens. Conseguiu-se tambem relcionar os resultados obtidos com outros referentes à formalização do processo de implementação, e ainda como é possível obter metodologias de reuso que são simples e formalmente justificadas.

Referências

H. B. Enderton. A Mathematical Introduction to Logic. Academic Press, 1972.

W. M. Turski e T. S. E. Maibaum. The Specification of Computer Programs. Addison-Wesley Pub. Co., 1988.

P. Gärdenfors. Knowledge in Fluz: Modeling the Dynamics of Epistemic States. The MIT Press, 1988.

M. Ryan. Ondered Presentatons of Theories. PhD Thesis, Imperial College of Science Technology and Medicine, 1992.

H. W. Poubel e B. A. S. Veloso. Sobre o Teorema da Modularização: Importância e uma Prova por Quociente, in Anais do VII Simp. Bras. de Engenharia de Software, 1993.
Publicado
03/10/1995
Como Citar

Selecione um Formato
GONDIM, João J. C.. Visando o Reuso Formalmente Justificado de Especificações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 9. , 1995, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1995 . p. 77-90. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.1995.24077.