An analysis report of undergraduate SE programs in Brazil: revelations and insights

  • Marcos Oliveira UFMA
  • Izadora Lima UFMA
  • Bruno Silva UFMA
  • Fernando Ayach UFMS
  • Diogo Menezes UFMS
  • Rodrigo Pereira dos Santos UNIRIO
  • Awdren Fontão UFMS
  • Davi Viana UFMA

Abstract


O ensino de Engenharia de Software (ES) no Brasil iniciou-se em disciplinas nos cursos de Computação e evoluiu com a criação de cursos específicos, devido ao lançamento das primeiras diretrizes da Association for Computing Machinery (ACM), referenciais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Apesar desse avanço, ainda são escassas análises sistemáticas sobre o perfil acadêmico desses cursos. Este trabalho investiga a estrutura curricular de 28 cursos de graduação em ES oferecidos por Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil (IES), com base nos eixos formativos da SBC e nas áreas do Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK), por meio de uma análise feita nas ementas das disciplinas dde cada curso. Os dados revelam ampla distribuição geográfica, com predominância no interior dos estados. Disciplinas ligadas aos eixos de Fundamentos aparecem com frequência, enquanto áreas críticas como Qualidade, Requisitos e Testes de Software são pouco abordadas ou ausentes. As variações regionais de ênfases curriculares indicam falta de padronização nacional. Conclui-se que ações como revisão dos PPCs, incentivo à pesquisa aplicada nas áreas de ES e flexibilização curricular com diferentes ênfases podem mitigar assimetrias na formação em Engenharia de Software no país.

Keywords: Ensino de Engenharia de Software, Análise de ementas, SWEBOK

References

All India Council for Technical Education. 2018. Model Curriculum for Undergraduate Degree Courses in Engineering & Technology. Technical Report. All India Council for Technical Education. [link] [Online]. Available: [link].

Mark Ardis, David Budgen, Gregory W. Hislop, Jeff Offutt, Mark Sebern, and Willem Visser. 2015. SE 2014: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Software Engineering . Computer 48, 11 (Nov. 2015), 106–109. DOI: 10.1109/MC.2015.345

Tarsis Azevedo and Altigran da Silva. 2023. Ensino de Engenharia de Dados nas Universidades Brasileiras: Estado Atual e Perspectivas de Mercado. In Anais do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (Belo Horizonte/MG). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 432–438. DOI: 10.5753/sbbd.2023.232464

Stefanie Betz and Birgit Penzenstadler. 2024. With Great Power Comes Great Responsibility: The Role of Software Engineers. arXiv:2407.08823 [cs.SE] [link]

Ana Clementino, Erick Lima, Luann Lima, André Guedes, Dorgival Netto, and Jarbele Coutinho. 2024. Teaching Software Engineering: An Overview of Current Approaches and Practices in the Last Decade of SBES. In Anais do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (Curitiba/PR). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 422–432. DOI: 10.5753/sbes.2024.3517

Rejane M. da C. Figueiredo, Luiz C. M. Ribeiro Jr, Cristiane S. Ramos, and Edna Dias. 2010. Graduação em Engenharia de Software versus Graduação em Engenharia de Computação: uma reflexão. In FEES-Fórum em Educação de Engenharia de Software, Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) (Salvador, Bahia, Brasil).

Simon Dierl, Falk Howar, Malte Mues, Stefan Naujokat, and Till Schallau. 2021. Do Away with the Frankensteinian Programs! A Proposal for a Genuine SE Education. In 2021 Third International Workshop on Software Engineering Education for the Next Generation (SEENG). 26–30. DOI: 10.1109/SEENG53126.2021.00012

Simon Dierl, Falk Howar, Malte Mues, Stefan Naujokat, and Till Schallau. 2021. Do Away with the Frankensteinian Programs! A Proposal for a Genuine SE Education. 26–30. DOI: 10.1109/SEENG53126.2021.00012

Thaís Ferreira, Davi Viana, Juliana Fernandes, and Rodrigo Santos. 2018. Identifying emerging topics and difficulties in software engineering education in Brazil. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering (Sao Carlos, Brazil) (SBES ’18). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 230–239. DOI: 10.1145/3266237.3266247

Vahid Garousi, Gorkem Giray, Eray Tuzun, Cagatay Catal, and Michael Felderer. 2020. Closing the Gap Between Software Engineering Education and Industrial Needs. IEEE Software 37, 2 (2020), 68–77. DOI: 10.1109/MS.2018.2880823

IEEE Computer Society Staff. 2024. SWEBOK Guide V4.0. [link]

Alok Mishra and Deepti Mishra. 2021. Sustainable Software Engineering: Curriculum Development Based on ACM/IEEE Guidelines. Springer International Publishing, Cham, 269–285. DOI: 10.1007/978-3-030-69970-3_11

Moh’d A. Radaideh. 2021. Benchmarking the Software Engineering Undergraduate Program Curriculum at Jordan University of Science and Technology with the IEEE Software Engineering Body of Knowledge (Software Engineering Knowledge Areas #1–5). In Advances in Software Engineering, Education, and e-Learning, Hamid R. Arabnia, Leonidas Deligiannidis, Fernando G. Tinetti, and Quoc-Nam Tran (Eds.). Springer International Publishing, Cham, 747–768.

Moh’d A. Radaideh. 2021. Benchmarking the software engineering undergraduate program curriculum at Jordan university of science and technology with the IEEE software engineering body of knowledge: (software engineering knowledge Areas 11-15). In 2021 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI). 1043–1049. DOI: 10.1109/CSCI54926.2021.00223

Mary Shaw. 2000. Software engineering education: a roadmap. In Proceedings of the Conference on The Future of Software Engineering (Limerick, Ireland) (ICSE ’00). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 371–380. DOI: 10.1145/336512.336592

Sociedade Brasileira de Computação. 2017. Currículo de Referência da Área de Computação, Versão 2017. [link]. SBC, Acesso em: 29 abr. 2025.

H. van Vilet. 2006. Reflections on software engineering education. IEEE Software 23, 3 (2006), 55–61. DOI: 10.1109/MS.2006.80

Christiane Gresse Von Wangenheim and Djoni Antonio Silva. 2009. Qual conhecimento de engenharia de software é importante para um profissional de software. In Proceedings of the Fórum de Educação em Engenharia de Software, Vol. 2. 1–8.

Mohammad Zarour, Mamdouh Alenezi, and Mohammed Akour. 2025. A Framework to Evaluate Software Engineering Program Using SWEBOK Version 4. Journal of Communications Software and Systems 21, 1 (3 2025), 66–78. DOI: 10.24138/jcomss-2024-0088
Published
2025-09-22
OLIVEIRA, Marcos; LIMA, Izadora; SILVA, Bruno; AYACH, Fernando; MENEZES, Diogo; SANTOS, Rodrigo Pereira dos; FONTÃO, Awdren; VIANA, Davi. An analysis report of undergraduate SE programs in Brazil: revelations and insights. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE ENGINEERING (SBES), 39. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 555-565. ISSN 2833-0633. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2025.11102.