Unveiling Gamers’ Minds: Using the HEXAD Scale to Identify Gamification Preferences in Software Architecture Education

  • Carlos Augusto Carneiro de Freitas Filho UFC
  • Anna Beatriz dos Santos Marques UFC
  • Lince Sena de Oliveira UFC

Abstract


A gamificação no ensino promove benefícios no engajamento, desempenho e motivação dos estudantes. No entanto, seus resultados podem variar de acordo com os diferentes perfis de jogadores. Isto torna importante investigar a relação entre diferentes estratégias de gamificação e os perfis de quem participa da experiência. Este estudo investigou o impacto de uma estratégia de gamificação aplicada ao ensino de Arquitetura de Software, fundamentada na identificação de perfis de jogadores segundo a Escala Hexad, que categoriza os indivíduos em seis perfis de jogadores: Socializador, Filantropo, Realizador, Espírito Livre, Disruptor e Jogador. A experiência relatada neste artigo ocorreu no semestre letivo de 2024.2. Os estudantes participaram de diversas atividades integradas ao conteúdo programático da disciplina, recebiam badges como forma de reconhecimento pelo desempenho e engajamento nas atividades. Cada estudante utilizou uma cartela individual para acompanhar seu progresso, permitindo o monitoramento contínuo da sua evolução. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa-descritiva, com análise de dados coletados por meio de questionários estruturados e observações em sala de aula. Como resultados, identificou-se uma predominância do perfil Realizador, presente em aproximadamente 40% dos participantes. Este perfil é caracterizado por uma motivação intrínseca voltada à superação de desafios e à conquista de metas, alinhando-se a elementos de design gamificado que privilegiam progresso, metas claras e feedback imediato. A análise de correlação indicou que os perfis Socializador e Filantropo obtiveram altos níveis de engajamento e valor percebido, enquanto o perfil Jogador apresentou menor desempenho e engajamento, possivelmente em função da ausência de recompensas externas atrativas.
Keywords: Gamificação, Escala HEXAD, Arquitetura de Software, Ensino de Engenharia de Software, Motivação Intrínseca, Badges, HEXAD, Perfis de Jogador, Engajamento Estudantil, Aprendizagem

References

Adryan Araújo, Adrian Coelho, Maria Rodrigues, Windson Viana, and Anna Marques. 2024. Todo Esforço Será Recompensado: Gamificação no Ensino de Arquitetura de Software com o Uso de Badges. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação (Brasília/DF). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 341–352. DOI: 10.5753/wei.2024.3064

Laurent Bossavit and L.Wells. 2013. The Coding Dojo Handbook: A Practical Guide to Creating a Space Where Good Programmers Can Become Great Programmers. Leanpub. [link]

Simon Brown. 2014. Software Architecture for Developers (1 ed.). Leanpub. [link]

Humberto Cervantes, Serge Haziyev, Olha Hrytsay, and Rick Kazman. 2016. Smart decisions: an architectural design game. In Proceedings of the 38th International Conference on Software Engineering Companion. 327–335.

Jacob Cohen. 1988. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences (2nd ed.). Routledge. DOI: 10.4324/9780203771587

Ministério da Educação. 2016. Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016. [link]. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da Área de Computação.

Edward L. Deci and Richard M. Ryan. 1985. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior (1 ed.). Springer, New York, NY. DOI: 10.1007/978-1-4899-2271-7 Springer Book Archive; eBook ISBN: 978-1-4899-2271-7.

Sebastian Deterding, Dan Dixon, Rilla Khaled, and Lennart Nacke. 2011. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining Gamification. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, MindTrek 2011 11, 9–15. DOI: 10.1145/2181037.2181040

Sebastian Deterding, Rilla Khaled, Lennart Nacke, and Dan Dixon. 2011. Gamification: Toward a definition. 12–15.

Michele Dickey. 2005. Engaging by design: How engagement strategies in popular computer and video games can inform instructional design. Educational Technology Research and Development 53 (06 2005), 67–83. DOI: 10.1007/BF02504866

Adrián Domínguez, José Saenz de Navarrete, Luis de Marcos, Luis Fernández-Sanz, Carmen Pagés, and José Javier Martínez-Herráiz. 2013. Gamifying learning experiences: Practical implications and outcomes. Computers & Education 63 (2013), 380–392. DOI: 10.1016/j.compedu.2012.12.020

Carol S. Dweck. 2006. Mindset: The New Psychology of Success. Random House, New York.

Satu Elo and Helvi Kyngäs. 2008. The qualitative content analysis process. Journal of Advanced Nursing 62, 1 (2008), 107–115. DOI: 10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x

Juho Hamari, Jonna Koivisto, and Harri Sarsa. 2014. Does Gamification Work? – A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. In 2014 47th Hawaii International Conference on System Sciences. 3025–3034. DOI: 10.1109/HICSS.2014.377

Juho Hamari, Jonna Koivisto, and Harri Sarsa. 2014. Does GamificationWork?—A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences. DOI: 10.1109/HICSS.2014.377

John Hattie and Helen Timperley. 2007. The power of feedback. Review of Educational Research 77, 1 (2007), 81–112. DOI: 10.3102/003465430298487

Kashif Ishaq and Atif Alvi. 2023. Personalization, Cognition, and Gamificationbased Programming Language Learning: A State-of-the-Art Systematic Literature Review. arXiv:2309.12362 [cs.CY] [link]

Craig Larman. 2004. Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development (3 ed.). Prentice Hall.

Mateus Fonseca Lima and Anna Beatriz dos Santos Marques. 2024. Avaliação e Melhoria da Experiência do Jogador em um Jogo para Ensino de Arquitetura de Software. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, 1442–1452.

Luis Otávio Lima Caminha and Anna Beatriz Marques. 2024. D-LEARN: A digital game for Software Architecture education. In Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Information Systems. 1–10.

Andrzej Marczewski. 2015. User Types: The Hexad Scale of Gamification User Types. Gamified UK, London.

Andrzej Marczewski. 2021. Hexad: Um Framework de Tipos de Jogadores para o Design de Gamificação. Gamified UK. Tradução de G. F. Tondello. Trabalho original publicado em 2018.

Claudia Hidalgo Montenegro, Hernán Astudillo, and María Clara Gómez Álvarez. 2017. ATAM-RPG: A role-playing game to teach architecture trade-off analysis method (ATAM). In 2017 XLIII Latin American Computer Conference (CLEI). IEEE, 1–9.

Isabelle Nascimento, José Amaral Neto, Luiz Silva Junior, Thaíse Costa, and Wilk Oliveira. 2021. Os efeitos da gamificação social no desempenho dos estudantes durante a quarentena da Covid-19. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 338–349. DOI: 10.5753/sbie.2021.218186

Brauner Oliveira, Lina Garcés, Kamila Lyra, Daniel Santos, Seiji Isotani, and Elisa Nakagawa. 2022. An Overview of Software Architecture Education. In Anais do XXV Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software (Córdoba). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 76–90. DOI: 10.5753/cibse.2022.20964

Luiz Rodrigues, Armando M. Toda, Wilk Oliveira, Paula T. Palomino, Anderson Paulo Avila-Santos, and Seiji Isotani. 2021. GamificationWorks, but How and to Whom? An Experimental Study in the Context of Programming Lessons. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE ’21). ACM, Virtual Event, USA. DOI: 10.1145/3408877.3432419

Richard M. Ryan and Edward L. Deci. 2000. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology 25, 1 (2000), 54–67. DOI: 10.1006/ceps.1999.1020

Richard M. Ryan and Edward L. Deci. 2000. Intrinsic Motivation Inventory (IMI). [link]. Self-Determination Theory.

Richard M. Ryan and Edward L. Deci. 2000. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist 55, 1 (2000), 68–78. DOI: 10.1037//0003-066X.55.1.68

Ana Santos, Pedro Muramatsu, Wilk Oliveira, Sivaldo Joaquim, Juho Hamari, and Seiji Isotani. 2024. Investigação Psicométrica da Escala Hexad para Identificação de Perfis de Usuários de Gamificação em Português Brasileiro. In Anais Estendidos do XXIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (Brasília/DF). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 251–256. DOI: 10.5753/ihc_estendido.2024.241597

Katie Seaborn. 2021. Removing Gamification: A Research Agenda. In Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI ’21). ACM, 1–7. DOI: 10.1145/3411763.3451695

Rafael A. Silva, Daiane F. Dutra, and Rodrigo C. Costa. 2021. A motivação discente no ensino remoto: desafios e possibilidades no uso de metodologias ativas. Revista Brasileira de Educação 26 (2021). [link] Acesso em: abr. 2025.

Tamires AS Sousa and Anna BS Marques. 2020. Learn board game: A game for teaching software architecture created through design science research. In Proceedings of the XXXIV Brazilian Symposium on Software Engineering. 834–843.

Gustavo Tondello, Rina Wehbe, Lisa Diamond, Marc Busch, Andrzej Marczewski, and Lennart Nacke. 2016. The Gamification User Types Hexad Scale. DOI: 10.1145/2967934.2968082

Kevin Werbach and Dan Hunter. 2012. For the Win: How Game Thinking can Revolutionize your Business.

Dilek Şenocak, Köksal Büyük, and Aras Bozkurt. 2019. Distribution of HEXAD gamification user types and their association with intrinsic motivation in open and distance learning systems. DOI: 10.21125/iceri.2019.0312
Published
2025-09-22
FREITAS FILHO, Carlos Augusto Carneiro de; MARQUES, Anna Beatriz dos Santos; OLIVEIRA, Lince Sena de. Unveiling Gamers’ Minds: Using the HEXAD Scale to Identify Gamification Preferences in Software Architecture Education. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE ENGINEERING (SBES), 39. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 599-609. ISSN 2833-0633. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2025.11271.