Presença, Poética e Historicidade no Vagão do Armistício
Resumo
Introdução: Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre as exposições imersivas, e a perspectiva de sua interface com o campo do desenvolvimento de jogos, especialmente no formato da realidade virtual (VR), para então realizar um relato de desenvolvimento de uma visita em VR dentro de uma mostra sobre o artista Poty Lazzarotto (1924–1998). Objetivo: Discutir o impacto da perspectiva do desenvolvimento de jogos na criação de experiências imersivas com fim museográfico. Etapas: Contextualização, relato do desenvolvimento em quatro etapas (planejamento, pré-produção, produção e pós-produção) e discussão. Resultados: Perspectiva sobre o impacto das estratégias utilizadas na experiência final, sua relação com a obrado artista e os principais diferenciais de uma exposição imersiva convencional.
Palavras-chave:
realidade virtual, exposição imersiva, Poty Lazzarotto, narrativa, poética
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
PERIN, Mauricio; CARVILHE, Claudio; BATISTA, Bruno Ribeiro; VICENTE, Caio; SILVA, Felipe Cortizo E.; SPECIAN, Henrique Resende; GODINHO, Renato Ferreira; SPRICIGO, Cinthia Bittencourt.
Presença, Poética e Historicidade no Vagão do Armistício. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 184-194.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10066.
