Diretrizes para o Design de Jogos Empáticos

  • Kamila R. H. Rodrigues USP
  • Caio C. Valério UFMT
  • Tânia S. M. Pinheiro UFC
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Eunice P. S. Nunes UFMT

Resumo


A natureza dos jogos sérios, especialmente aqueles de caráter empático, requer uma abordagem sociotécnica para seu design e desenvolvimento. Nesse sentido, é importante que existam estudos e artefatos úteis para o design de soluções computacionais. Este artigo apresenta um conjunto de quatorze diretrizes para o design de jogos empáticos. As diretrizes foram concebidas a partir de estudos na literatura de jogos, bem como por meio da experiência de designes do grupo de pesquisa e de jogadores que interagiram com cinco dos jogos empáticos aqui considerados. Os comentários desses jogadores sobre tais jogos foram extraídos da plataforma Steam e trazem tendências relacionadas à jogabilidade, narrativa, gráficos, cores e trilha sonora dos jogos e enriqueceram o conjunto de diretrizes.

Palavras-chave: Jogos Empáticos, Posts, Diretrizes, Framework

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Publicado
18/10/2021
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RODRIGUES, Kamila R. H.; VALÉRIO, Caio C.; M. PINHEIRO, Tânia S.; MACIEL, Cristiano; S. NUNES, Eunice P.. Diretrizes para o Design de Jogos Empáticos. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 86-95. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19628.