Engaja: Um Arcabouço de Gamificação para Aumentar o Engajamento dos Alunos em um Instituição de Ensino Superior

Resumo


A evasão vem sendo um problema há muito tempo nos cursos de exatas no Ensino Superior. Fatores como reprovação em disciplinas e problemas de relacionamento entre alunos e instituição influenciam a permanência dos alunos na universidade. Este trabalho propõe a criação de um arcabouço de gamificação para tentar aumentar o engajamento e a participação dos alunos com as disciplinas. A gamificação foi definida a partir do framework definido por Werback e representa um conjunto genérico de atividades que podem ser adaptadas por qualquer professor para qualquer disciplina. Para avaliar a gamificação proposta, o arcabouço de gamificação foi adaptado para uma disciplina de Programação Orientada a Objetos e aplicada em uma turma dessa disciplina, usando outra turma sem a aplicação da gamificação como forma de controle. Esse trabalho apresenta o comportamento dos alunos e as mudanças que gamificação obteve durante sua aplicação. Ao final da gamificação, um questionário foi aplicado à turma e uma entrevista foi feita com o professor para avaliar qual a opinião dos participantes sobre a gamificação, o que influenciou na participação da disciplina e se a gamificação realmente engajou os participantes.
Palavras-chave: gamificação, evasão

Referências

L. Lopes, “Análise de dados acadêmicos que indicam evasão de alunos em um curso de graduação tecnológica”. Trabalho de graduação em Tecnologia de Redes de Computadores) - Quixadá, CE, 2016.

K. Werbach, D. Hunter, “For the win: how game thinking can revolutionize your business”. Wharton Digital Press, 2012.

A. Brazil e L. Baruque, “Gamificação aplicada na graduação em jogos digitais”. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-(SBIE). 2015, pp. 677-686.

Z. Fitz-Walter, D. Tjondronegoro e P Wyeth, “Orientation passport: using gamification to engage university students”. 23rd Australian computer-human interaction conference. ACM, 2011, pp. 122-125.

N. Tome, G. Mendonça Junior e F. R. Filho, “A conceptual framework for the application of gamification strategies in higher education”. SBGames 2017, pp. 660-666.

K. Kapp, “The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education”. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 2012.

S. Çaglar e S. Kocadere, “A. Possibility of motivating different type of players in gamified learning environments”. EDULEARN16. Barcelona, Spain, 2016.

B. Santos e D. Lopes, ”Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica”. Avaliação, Campinas, v. 16, n.2, 2011, pp. 355-374.

R.Silva Filho et al, “A evasão no ensino superior brasileiro”. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, 2007, pp. 641-659.

A. Adachi, “Evasão e evadidos nos cursos de graduação da UFMG”. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, v.1., 2009.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
TEIXEIRA, Roy Keane; JUCÁ, Paulyne Matthews. Engaja: Um Arcabouço de Gamificação para Aumentar o Engajamento dos Alunos em um Instituição de Ensino Superior. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 427-436. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19675.