Maze Code: Retórica Procedural Aplicada ao Ensino de Lógica de Programação

  • Jose Grigorio Neto Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Henrique Pimentel Marcolino Universidade Federal de Viçosa
  • Pablo Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Daniel Mendes Barbosa Universidade Federal de Viçosa

Resumo


Considerando que reprovações em disciplinas introdutórias à programação são um problema comum em graduações na área da computação, e, tendo em vista a popularização dos jogos digitais e os benefícios que eles podem trazer à sociedade, este trabalho consiste na apresentação de um protótipo de um jogo educativo, chamado Maze Code, que tem como foco o ensino de conceitos envolvendo programação, tendo como base na sua construção a retórica procedural e o design participativo. O protótipo foi avaliado por alunos do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal e os resultados obtidos reforçam que a retórica procedural é eficaz para o ensino de programação básica no contexto do trabalho. Também foi possível observar que o design participativo ajudou a melhorar a aceitação do jogo pelos alunos do curso.

Palavras-chave: jogo educativo, programação, retórica procedural, design participativo, jogos sérios, compiladores, interpretadores

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Publicado
18/10/2021
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GRIGORIO NETO, Jose; PIMENTEL MARCOLINO, Paulo Henrique; FERREIRA, Pablo; BARBOSA, Daniel Mendes. Maze Code: Retórica Procedural Aplicada ao Ensino de Lógica de Programação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 519-528. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19685.