Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar

  • Yorah Bosse USP
  • Marco Aurélio Gerosa USP

Resumo


A disciplina de introdução à programação ensina aos alunos a lógica da programação de computadores, desenvolvendo o pensamento sistemático e criativo. Entretanto, muitos autores a apontam como sendo uma das disciplinas que os alunos mais reprovam. Com o intuito de investigar tal afirmação, realizamos um levantamento dos resultados das disciplinas de introdução à programação na USP de 2010 a 2014. O índice de reprovação na disciplina foi de 30%, sendo que em vários casos ultrapassam os 50%. Esses dados mantemse constantes ao longo dos anos e mais de 25% dos alunos aprovados neste período fizeram 2 ou mais vezes a disciplina. Comparando-se com disciplinas do mesmo semestre, nos cursos de computação, ela é uma das que mais reprova.

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Publicado
20/07/2015
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BOSSE, Yorah; GEROSA, Marco Aurélio. Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 426-435. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10259.