Modelo de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais

Resumo


O crescimento da rede de atores de jogos resultou na criação de plataformas tecnológicas comuns nas quais os atores e produtos interagem, o que tem sido explorado sob o prisma dos Ecossistemas de Software de Jogos Digitais (ECOSJD). Entretanto, este crescimento exponencial traz desafios como a falta de conhecimento sobre a gestão e funcionamento dos negócio, o que afeta diretamente a capacidade de sustentabilidade dos estúdios independentes. A partir de estudos do contexto brasileiro, esta dissertação apresenta o Game Software Ecosystem Business Model (GSECO-BM). O modelo, focado nos estúdios independentes, emergiu dos resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) e de uma pesquisa de opinião com 200 especialistas no mercado brasileiro (survey research). Por fim, foi conduzida uma avaliação do GSECO-BM por meio de 15 entrevistas com especialistas em jogos.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Modelo de Negócio, Ecossistemas de Software

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Publicado
18/10/2021
XAVIER, Bruno; VIANA, Davi; SANTOS, Rodrigo Pereira dos. Modelo de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 997-1000. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19745.