Uma proposta de Modelo Taxonômico de Elaboração de Conceitos para o Design de Personagens

  • Danilo Dias UNEB

Resumo


Esta proposta de Modelo Taxonômico de Elaboração de Conceitos para o Design de Personagens visa agrupar, ordenar, sistematizar e classificar os tópicos de análise, avaliação e validação dos elementos conceituais que devem compor o design de personagens em um projeto de jogo digital. Além disso, esse trabalho também apresenta, em formato de organograma, uma estrutura que objetiva facilitar a identificação e a consulta das unidades de análise e conceitos, de acordo com as especificidades do projeto. Tal estudo utiliza-se, como exemplo, do processo de criação do personagem GUI e a estética do game D.O.M., lançado em 2014, pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais.

Palavras-chave: taxonomia, design de personagens, personagem

Referências

AGUIAR, Ellen; SARINHO, Victor (2020). Uma Proposta de Taxonomia para Storytelling em Jogos Digitais. UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Entretenimento Digital Aplicado (LEnDA). SBC-Proceedings of SBGames.

BERWANGER, Paulo Roberto (2013). Modelo de organograma integrado entre setores. Universidade do Valo do Rio dos Sinos – UNISINOS, Unidade acadêmica de educação continuada. MBA em gestão empresarial. Bento Gonçalves.

BLOOM, Benjamin S (1956). Taxonomy of the Educational Objectives: The classification of educational goals – Handbook 1Cognitive Domain. New York: David Mckay Company Inc.

CHANDLER, Heather Maxwell (2012). Manual de produção de jogos digitais. 2 ed. Porto Alegre: Bookman.

DIAS, Danilo (2017). Fase em games. Salvador: Estúdio DNA-D.

DIAS, Danilo. Arte conceitual e a elaboração de conceitos para personagens. IN: ALVES.

Lynn; TORRES, Velda. (Orgs.). Game Design: processos de formação e desenvolvimento. Salvador: Benditas, 2021.

FAGUNDES, Mikal Coimbra; LOPES, Marcelo Dornbusch. Um método de criação de personagens para jogos com foco no público-alvo. Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, Universidade do Vale do Itajaí, SBC-Proceedings of SBGames 2018. Disponível na UR.

GULARTE, Daniel. Jogos eletrônicos: 50 anos de interação e diversão – Teresópolis, RJ: Novas Ideias, 20.

LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next-Gen (Volume 1). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

LIMA, Alessandro; MEURER, Heli. Projeto de personagens tridimensionais e virtuais: validação e adaptação de metodologias. Universidade Federal do Vale-Feevale, 2010, http://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/46727.pdf, Abril de 2022.

PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

POUBEL, Ana Elisa; VALENTE, Telma E.J.; GARONE, Priscilla M.C. O processo semiótico de um personagem de jogo. UFES-Universidade Federal do Espírito Santo, Departa mento de Desenho Industrial. SBC-Proceedings of SBGames 2012, [link], Abril de 2022.

REIS, Marcos Roberto dos; MERINO, Eugenio Andrés Díaz: Painel sem ântico: revisão sistemática da literatura sobre uma ferramenta imagética de projeto voltada à definição estético-simbólica do produto. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v.28 | n. 1 [2020], p. 178 – 190 | ISSN 1983-19.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Danilo. Uma proposta de Modelo Taxonômico de Elaboração de Conceitos para o Design de Personagens. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225397.