Um jogo de tabuleiro colaborativo para motivar alunos de educação ambiental
Resumo
Nos jogos de tabuleiro colaborativos os jogadores precisam utilizar estratégias para cooperar e vencer a partida juntos. A capacidade dos jogos de tabuleiro de abordar potencialmente qualquer temática, sua popularidade e seu cunho estratégico, os transforma em base para o desenvolvimento de metodologias ativas na Educação. Este artigo tem o objetivo mostrar a utilização de um jogo deste tipo, intitulado Salve a Terra!, focado em sustentabilidade ambiental. Os resultados indicam que o uso de jogos é recomendado para a criação de metodologias ativas de ensino.
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Jogo de Tabuleiro
Referências
Andrade, M., Almeida, E., Silva, C., Melo, M. T., Oliveira, T., Falcão, F., and Araújo, A. (2012). Coletando: Desenvolvimento de um jogo para o ensino-aprendizagem no campo da educação ambienteal. In Proceedings of XI SBGames 2012, Brasília. SBC.
Barreto, L. M. and Vilaça, M. T. M. (2018). Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 7(5).
Bogost, I. (2008). The rhetoric of video games. The ecology of games: Connecting youth, games, and learning, pages 117–140.
Chen, A., Lu, Y., and Wang, B. (2016). Enhancing perceived enjoyment in social games through social and gaming factors. Information Technology & People.
Chen, Y., Wang, B., and Liu, K. R. (2009). Multiuser rate allocation games for multimedia communications. IEEE Transactions on Multimedia, 11(6):1170–1181.
Collins, M., Knutti, R., Arblaster, J., Dufresne, J.-L., Fichefet, T., Friedlingstein, P., Gao, X., Gutowski, W., Johns, T., Krinner, G., Shongwe, M., Tebaldi, C., Weaver, A., and Wehner, M. (2013). Long-term climate change: Projections, commitments and irreversibility. In Stocker, T., Qin, D., Plattner, G.-K., Tignor, M., Allen, S., Boschung, J., Nauels, A., Xia, Y., Bex, V., and Midgley, P., editors, Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA.
Escobar, H. (2020). Dados comprovam aumento de eventos climáticos extremos em são paulo. for Environmental Education, A. A. (2015). What is education for sustainabilit.
Krathwohl, D. R. (2002). A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. Theory Into Practice, 41(4):212–218.
Kritz, J., Carmo, A., and Xexéo, G. (2018). Usando retórica procedural para desenvolver um jogo transmídia sobre reciclagem: estudo de caso do tríade. In Proceedings of SBGames 2018, Curitiba, PR. SBC.
o Pereira, E. L. P., do Amaral, R. P., and Rocha, A. P. A. (2020). A ecopedagogia cuidando do meio ambiente: Alunos do primeiro ano aprendendo a reciclar, reutilizar e reduzir o lixo na escola. 2º Simpósio de TCC da FINOM.
Reis, R. M. (2019). Governança multinível dos recursos hídricos para adaptação às mudanças climáticas: o caso da câmara consultiva regional do submédio são francisco.
Tan, K. C. and Pawitra, T. A. (2001). Integrating servqual and kano’s model into qfd for service excellence development. Managing Service Quality: An International Journal.
Teles, S. and Tomimatsu, K. (2014). Contextual teaching and learning using a card game interface. International Journal of Asia Digital Art and Design Association, 18(2):18– 23.
Zhou, Q., Leng, G., Su, J., and Ren, Y. (2019). Comparison of urbanization and climate change impacts on urban flood volumes: Importance of urban planning and drainage adaptation. Science of the Total Environment, 658:24–33.
Barreto, L. M. and Vilaça, M. T. M. (2018). Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 7(5).
Bogost, I. (2008). The rhetoric of video games. The ecology of games: Connecting youth, games, and learning, pages 117–140.
Chen, A., Lu, Y., and Wang, B. (2016). Enhancing perceived enjoyment in social games through social and gaming factors. Information Technology & People.
Chen, Y., Wang, B., and Liu, K. R. (2009). Multiuser rate allocation games for multimedia communications. IEEE Transactions on Multimedia, 11(6):1170–1181.
Collins, M., Knutti, R., Arblaster, J., Dufresne, J.-L., Fichefet, T., Friedlingstein, P., Gao, X., Gutowski, W., Johns, T., Krinner, G., Shongwe, M., Tebaldi, C., Weaver, A., and Wehner, M. (2013). Long-term climate change: Projections, commitments and irreversibility. In Stocker, T., Qin, D., Plattner, G.-K., Tignor, M., Allen, S., Boschung, J., Nauels, A., Xia, Y., Bex, V., and Midgley, P., editors, Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA.
Escobar, H. (2020). Dados comprovam aumento de eventos climáticos extremos em são paulo. for Environmental Education, A. A. (2015). What is education for sustainabilit.
Krathwohl, D. R. (2002). A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. Theory Into Practice, 41(4):212–218.
Kritz, J., Carmo, A., and Xexéo, G. (2018). Usando retórica procedural para desenvolver um jogo transmídia sobre reciclagem: estudo de caso do tríade. In Proceedings of SBGames 2018, Curitiba, PR. SBC.
o Pereira, E. L. P., do Amaral, R. P., and Rocha, A. P. A. (2020). A ecopedagogia cuidando do meio ambiente: Alunos do primeiro ano aprendendo a reciclar, reutilizar e reduzir o lixo na escola. 2º Simpósio de TCC da FINOM.
Reis, R. M. (2019). Governança multinível dos recursos hídricos para adaptação às mudanças climáticas: o caso da câmara consultiva regional do submédio são francisco.
Tan, K. C. and Pawitra, T. A. (2001). Integrating servqual and kano’s model into qfd for service excellence development. Managing Service Quality: An International Journal.
Teles, S. and Tomimatsu, K. (2014). Contextual teaching and learning using a card game interface. International Journal of Asia Digital Art and Design Association, 18(2):18– 23.
Zhou, Q., Leng, G., Su, J., and Ren, Y. (2019). Comparison of urbanization and climate change impacts on urban flood volumes: Importance of urban planning and drainage adaptation. Science of the Total Environment, 658:24–33.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
PARREIRAS, Marcus; XEXÉO, Geraldo; BERNARDES, Bauer; MELLO, José André; MARQUES, Pedro.
Um jogo de tabuleiro colaborativo para motivar alunos de educação ambiental. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 51-59.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225459.