Relato de experiência: elaboração da trilha sonora para o game Os Heróis do Diabetes

  • Fernando E. Camargo UFRN

Resumo


O relato de experiência, regido por uma construção formal científica, é uma metodologia qualitativa de pesquisa com grande impacto na área artística, então relevante para dissertar sobre a artesania de trilhar o som para games. Nesse relato, discuto meu processo na elaboração da trilha sonora do game Os Heróis do Diabetes, apresentando os procedimentos composicionais que desenvolvi no ínterim da produção. Ofereço, para a descrição, dois exemplos contrastantes no pensamento do discurso da trilha sonora no game, uma com foco em um Ambiente Sônico rico em timbres e detalhes, outro com foco na Trilha Musical conduzido por critérios técnicos musicais das áreas de harmonia e melodia.

Palavras-chave: Trilha sonora, Composição musical, Relato de experiência, Games

Referências

Camargo, Fernand o Emboaba de. (2018) “Interatividade e narratividade sonora nos games.” Orientador: Prof. Dr. José Fornari. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes.

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 188 p, https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634086, Setembro de 2022.

Chandrasekera, Tilanka. (2015) “Virtual environments with sound capes: a study on immersion and effects of spatial abilities.” In: Environment and Planning B: Planning and Design, v. 42, p. 1003 – 1019.

Collins. Karen. (2008) “From Pac Man to Pop Music: Interactive Audio in Games and New Medi a.” Canada: Ashgate.

Correa, Elisa C. D. (2014) “Usuário Não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo.” In: Encontro Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 14, p. 23-40, [link], Junho de 2022.

Daltro, M. R. e Faria, A. A. “Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade.” In: Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro: v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019, [link], Setembro de 2022.

Jørgensen, Kristine. (2007) “On transdiegetic sounds in computer games.” In: Northern Lights: Film and Media Studies Yearbook, Noruega: Intellect Press, v. 5, n. 1, p. 105-114, http://hdl.handle.net/1956/5855, Setembro de 2022.

Schoenberg, Arnold. (1996) “Fundamentos da composição musical.” Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Sparapani, Valéria de Cássia. (2015) “Um jogo feito pra mim: estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1.” Orientador a: Profa. Dra. Lucila Castanheira Nascimento. Tese (Doutorado)-Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 299 p, [link], Setembro de 2022.
Publicado
24/10/2022
CAMARGO, Fernando E.. Relato de experiência: elaboração da trilha sonora para o game Os Heróis do Diabetes. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 60-69. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225488.