Da Paisagem Sonora ao Ambiente Sônico: uma proposta taxonômica para o estudo de paisagens sonoras em games
Resumo
O termo soundscape, cunhado por Murray Schafer (1977), traduzido como “paisagem sonora”, foi alvo de diversas pesquisas desde a década de 70 até os dias atuais. Com o advento das mídias virtuais, esse termo foi apropriado de diversas maneiras, significando objetos de estudos distintos, por vezes, contraditórios entre si. Com isso em vista, dentro da categoria dos games, propomos a utilização do termo “ambiente sônico” como termo alternativo ao “paisagem sonora”, para nos referirmos ao grupo de sons cuja função é de exibir os sons diegéticos no mundo virtual, evitando assim, possíveis ambiguidades na comunicação.
Referências
BRATUŠ, Anže. (2022). An Audible Environment: Production of a generative soundscape device. Dissertação de Mestrado. MA in Media / Sound in New Media. Department of Art and Media of Aalto University.
CAMARGO, Fernando Emboaba de. (2018). Interatividade e Narratividade sonora nos games. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2018. Área de concentração em Música: Criação, Teoria e Prática. Instituto de Artes. Campinas. 188p.
CHANDRASEKERA, Tilanka. YOON, So-Yeon. D’SOUZA, Newton (2015). Virtual environments with soundscapes: a study on immersion and effects of spatial abilities. [Artigo] Environment and Planning B: Planning and Design. Volume 42, p.1003-1019.
CRESWELL, Antonia et al. (2018). Generative Adversarial Networks: an overview. IEEE Signal Processing Magazine. ELLIS, Stephen R. What Are Virtual Environments? NASA Ames Research Center, 1994.
FORNARI, José. MAIA JR., Adolfo. MANZOLLI, Jônatas (2007). Composição de Paisagens Sonoras Digitais Através da Síntese Evolutiva.
FORNARI, José. MAIA JR., Adolfo. MANZOLLI, Jônatas. (2014). Paisagens Sonoras Sintéticas Dinamicamente Geradas por Algoritmos Evolutivos. NICS Reports, n. 8.
FORNARI, José (2016). An evolutionary algorithm to create artificial soundscapes of birdsongs. International Journal of Arts and Technology, v. 9, p. 39.
FORNARI, José. (2019). “Avanços e caminhos da computação musical – parte 3.” Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas. ISSN 2526-6187. Data da publicação: 20 de novembro de 2019, [link], Junho de 2022.
GUNGORMUSLER, Alper. PATERSON-PAULBERG, Natasa. HAAHR, Mads. (2015). barely Musician: An Adaptative Music Engine For Video Games. AES 56th International Conference, London, UK.
HO, Pei-Chi. CHUNG, Szu-Ming. LIN, Hui-Guan. (2013). Soundscape Design in an AR/VRAdventure Game. European Conference on Games Based Learning.
JÄRVINEN, Aki. (2002). Gran Stylissimo: The Audiovisual Elements and Styles in Computer and Video Game. Proceedings of Computer Games and Digital Cultures Conference, ed. Frans Mäyrä. Tampere: Tampere University Press.
JÄRVINEN, Aki. (2003). The Elements of Simulation in Digital Games: System, representation and interface in GRAND THEFT AUTO: VICE CITY. In: Dichtung Digital. Journal für Kunst und Kultur digitaler Medien. Nr. 30, Jg. 5, Nr. 4, S. 1–20, https://doi.org/10.25969/mediarep/1762.
MERRINER, Ashley. (2017). Aural Abjections and Dancing Dystopias: Sonic Signifiers in Video Game Horror. Dissertação de Mestrado. School of Music and Dance of University of Oregon.
SCHAFER, R. Murray (1969). The New Soundscape: A Handbook for the Modern Music Teacher. Associated Music Publishers, Inc. New York.
SCHAFER, R. Murray. (1977). The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Destiny Books. Rochester, Vermont.
SCHAFER, R. Murray. (2011). A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora / R. Murray Schafer; tradução Marisa Trench Fonterrada. – 2.ed. – São Paulo: Editora Unesp. 382p.: .
SHELLARD, Mariana et al. (2011). Abdução e significado em paisagens sonoras: um estudo de caso sobre a instalação artística RePartitura. Kinesis, v. 3, no. 5, p. 43-67.
SOLBERG, Dan. The mad science behind inside’s soundtrac. [link], Junho de 2022.
TO, Wai-Ming. CHUNG, Andy. VONG, Iris. (2018). Integrating artificial intelligence with virtual reality for soundscape appraisal. Inter-Noise 2018. Impact of Noise Control Engineering. Chicago, Illinois.
VALLE, Andrea. LOMBARDO, Vincenzo. SCHIROSA, Mattia. (2009). Simulating the soundscape through an analysis/resynthesis methodology. Auditory Display, 6th International Symposium, CMMR/ICAD 2009, Copenhagen, Denmark, May 18-22, Revised Papers.