Características de jogos que contribuem para meninas atingirem seus valores

  • Mônica da Consolação Machado PUC Minas
  • Júnio Soares Dias PUC Minas
  • Lucila Ishitani PUC Minas

Resumo


Apesar das mulheres corresponderem a cerca de metade dos usuários do mercado de jogos digitais, o mundo dos games ainda e percebido como predominantemente masculino. Para modificar essa realidade, faz-se necessário o desenvolvimento de jogos digitais que considerem as especificidades do público feminino. A partir da análise de 16 entrevistas realizadas com mulheres, utilizando a técnica de laddering, este trabalho apresenta 23 valores que são considerados importantes para as mulheres, bem como um conjunto de 52 atributos (características de um jogo) que permitem que esses valores possam ser atingidos. Os resultados refletem a experiencia das participantes e podem ser usados para o desenvolvimento de jogos com adequações ao público feminino.

Palavras-chave: Mulher, Jogo Digital, Valores, Teoria Meios-Fim

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Publicado
24/10/2022
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MACHADO, Mônica da Consolação; DIAS, Júnio Soares; ISHITANI, Lucila. Características de jogos que contribuem para meninas atingirem seus valores. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 118-127. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225917.