Diretrizes para o desenvolvimento de jogos do gênero Escape Room utilizando o modelo MDA baseado em emoções

  • Rafael S. Casamaximo UEL
  • Henrique C. de Souza UEL
  • Lucas D. Veríssimo UEL
  • Luis F. L. Migliorini UEL
  • Elieser B. Manhas Júnior UEL
  • Alan S. Felinto UEL

Resumo


O crescimento do mercado de jogos trouxe altas expectativas em relação a qualidade dos produtos. A qualidade está diretamente conectada com o divertimento que o jogo proporciona e as emoções que o jogador experiencia. Porém, existe uma lacuna de pesquisas em como planejar e desenvolver um jogo com enfoque nas emoções vivenciadas pelo jogador, em especial no gênero Escape Room. Esse artigo propõe diretrizes de desenvolvimento de jogos do gênero Escape Room a partir de uma modificação feita no modelo MDA, indicando quais mecânicas e dinâmicas devem ser inseridas para induzir o jogador as emoções desejadas e também a aplicação das diretrizes para a produção de um Game Design Document de um jogo educativo.

Palavras-chave: game design, escape room, MDA, mecânicas, dinâmicas, estéticas, emoções, SGDD

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Publicado
24/10/2022
CASAMAXIMO, Rafael S.; SOUZA, Henrique C. de; VERÍSSIMO, Lucas D.; MIGLIORINI, Luis F. L.; MANHAS JÚNIOR, Elieser B.; FELINTO, Alan S.. Diretrizes para o desenvolvimento de jogos do gênero Escape Room utilizando o modelo MDA baseado em emoções. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 158-167. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226042.