Mapeamento de estilos de pixel art aplicados a jogos digitais com visão aérea

  • Pedro Henrique Maciel Vahl UNIVALI
  • Rafael Marques de Albuquerque UNIVALI

Resumo


Pixel art é um estilo artístico que, apesar de ter um aspecto antigo e algumas limitações, ainda é bastante recorrente. Este trabalho faz uma breve menção da história do pixel art e realiza uma pesquisa documental que tem o objetivo de mapear os diferentes estilos de pixel art e suas aplicações em jogos digitais com visão aérea. Sua base para análise é seleção dos 25 jogos mais bem avaliados da loja virtual da Steam. O estudo emprega 5 critérios de avaliação que foram previamente testados e validados entre os jogos para averiguar se eram relevantes para com a pesquisa. Ao longo do artigo espera-se que tenha proporcionado aprendizado ou uma nova perspectiva sobre a pixel art em jogos.

Palavras-chave: Pixel Art, Design, Estética, Jogos digitais, arte digital

Referências

Alencar, Felipe. Pixel Art & Low Poly Art: catalisação criativa e a poética da nostalgia. 2017. 203p. Tese (Disertacão de Mestrado) - Instituto de Artes-Universidade de Brasília, Brasília, 2017, [link], Outubro de 2022.

Chandler, Heather. Manual de produção de jogos digitais. Segunda Edição. Rio Grande do Sul: Bookman, 2012.

Corrêa, Luis. Remedio, Tiago. Dias, Mauricio. Pisteli, Tiago. Arte através do tempo: PixelArt no multiverso de PunchVerse. In: SBC – Proceedings of SBGames 2020, n 19, 2020. 176-182, [link], Outubro de 2022.

Garda, Maria. e Grabarczyk, Pawel. Is Every Indie Game Independent? Towards the Concept of Independent Game, Game Studies, n 16. Outubro 2016, http://gamestudies.org/1601/articles/gardagrabarczyk, Outubro de 2022.

Grahn, Emma. Modern Pixel Art Games: A study in GUI aesthetics for modern pixel art. 2013. 63p. Tese (Disertacão de Mestrado) - Tecnologia de Mídia-Instituto de tecnologia Blekinge, Blekinge, 2013, https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:832803/FULLTEXT01.pdf, Outubro de 2022.

Kopf, Lischinski. Depixelizing Pixel Art. in: SIGGRAPH 2011, Vancouver, https://johanneskopf.de/publications/pixelart/paper/pixel.pdf, Outubro de 2022.

Lyon, Richard. A brief History of Pixel. Symposium on Electronic Imaging. In: Symposium on Electronic imaging, 2 006, San jose, California: SPIE and IS&T, 2006, http://dicklyon.com/tech/Photography/Pixel-SPIE06-Lyon.pdf, Outubro de 2022.

Novak, Jeannie. Desenvolvimento de games, Segunda Edição. Boston: Cengage Learning, 2010.

Oppido, Vinicius. Nitschn, Wagner. e Marlon, Felipe. Desenvolvimento rápido de elementos gráficos para jogos digitais utilizando pixel art. In: 7th information Design international Conference, n 7, 2015, São Paulo. São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2015. 1338-1342, [link], Outubro de 2022.

Sá-Silva, Jackson. Almeida, Cristóvão. e Guindani, Joel. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, n.1, 1-15, julho 2009, [link], Outubro de 2022.

Silber, Daniel. Pixel Art for Game Developers. Florida: CRC Press Taylor & Francis Group, 2016.

Tarasconi, Diogo. Santos, Marco. Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com estilo Pixelart. In: SBC – Proceedings of SBGames 2021, n 20, 2021, Gramado, Rio Grande do Sul. 2021, [link], Outubro de 2022.

Westerdiep, Arjan. Pixel Art Tutorial. 2017, https://drububu.com/tutorial/, Outubro de 2022.

Dyer, S., Martin, J. and Zulauf, J. (1995) “Motion Capture White Paper. http://reality.sgi.com/employees/jam_sb/mocap/MoCapWP_v2.0.html, Outubro de 2022.

Holton, M. and Alexander, S. (1995) “Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials”, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460.

Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition.

Smith, A. and Jones, B. (1999). On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
VAHL, Pedro Henrique Maciel; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. Mapeamento de estilos de pixel art aplicados a jogos digitais com visão aérea. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 228-237. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226134.