Um Jogo Digital para Divulgar o Processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos

  • Geraldo Xexéo UFRJ
  • Eduardo Mangeli UFRJ
  • Pedro Nascimento UFRJ
  • Marcus Parreiras UFRJ
  • François Noël UFRJ
  • Felippi Blanchard UFRJ
  • João P. H. Baptista UFRJ
  • Bruno D. de Paiva UFRJ

Resumo


DiscoveRx e um jogo com proposito para divulgar o processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos. Por meio do uso da Retorica Procedural, ele explica a adolescentes e demais jovens as principais tarefas de cada etapa desse processo. O jogo está sendo lançado em 7 etapas, sendo que as 3 primeiras já estão disponíveis.

Palavras-chave: Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos, Divulgação Científica

Referências

Mangeli, E., de Classe, T. M., Macedo, H., Marques, P., Costa, L. M., and Xexéo, G. (2021). Metodologia para desenvolvimento de jogos com propósito de um laboratório de ludologia. In Anais Trilha de Artes & Design-Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES) 20, pages 143–151, Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computação, Sociedade Brasileira de Computação.

Noël, F., Xexéo, G., Mangeli, E., Mothé, A., Marques, P., Kritz, J., Blanchard, F., Vermelho, H., and Paiva, B. d. (2021). Screener, an educational game for teaching the drug discovery and development process. Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Paul, S. M., Mytelka, D. S., Dunwiddie, C. T., Persinger, C. C., Munos, B. H., Lindborg, S. R., and Schacht, A. L. (2010). How to improve r&d productivity: the pharmaceutical industry’s grand challenge. Nature Reviews Drug Discovery, 9:203–214.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
XEXÉO, Geraldo; MANGELI, Eduardo; NASCIMENTO, Pedro; PARREIRAS, Marcus; NOËL, François; BLANCHARD, Felippi; BAPTISTA, João P. H.; PAIVA, Bruno D. de. Um Jogo Digital para Divulgar o Processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 273-277. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226086.