MULHERES NO APOCALIPSE: Imagens de controle e resistência em The Last of Us II

  • Fernanda Passos UFMG
  • Ana Vimieiro UFMG
  • Paloma Arantes UFMG

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar uma análise acerca das imagens de controle atuantes sobre as principais personagens femininas no jogo The Last of Us Parte II, com ênfase na imagem da Empoderada Padrão - apreendida por meio de um estudo empírico primário que leva em conta a participação de figuras femininas nos jogos mais relevantes da última década.

Palavras-chave: Personagens Feminos, Last of Us

Referências

Bello, R. S. O videogame como representação histórica: Narrativa, Espaço e Jogabilidade, em Assassin's Creed (2007-2015). São Paulo, 2016.

Collins, P. H. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019a.

Dietz, J. Best Video Games of the Decade (2010-9). Metacritic, 2019, https://www.metacritic.com/feature/best-videogames-of-the-decade-2010s.

Hall, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO: Apicuri, 2016.

Jaeger, A. e Goellner, S. O músculo estraga a mulher? A produção de feminilidades no fisiculturismo. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(3): 392. Set-Dez, 2011.

Messner, M. Reflections on Communication and Sport: On Men and Masculinities. Communication & Sport. 2012.

Mulvey, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Film Theory and Criticism: Introductory Readings. Eds. Leo Braudy and Marshall Cohen. New York: Oxford UP. 2006.

Mungioli, A. P. A Personagem Feminina nos Games do Século XXI: uma Análise dos 20 Jogos Mais Vendidos de 2011. 9º Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. 2011.

Rocha, I. L. A. e Fantini, L. M. C. A representação contemporânea da mulher nos jogos AAA: por que Abby causou incômodo? XIX SB Games. Recife, PE, Brasil. Nov 2020.

Souza, O. L. P. Representatividade Importa? Representação, imagens de controle e uma proposta de representatividade a partir das personagens mulheres negras em Malhação: Viva a diferença. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Minas Gerais, 2021.

Sarkeesian, A. All the Slender Ladies: Body Diversity in Video Games. 2016, [link].
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PASSOS, Fernanda; VIMIEIRO, Ana; ARANTES, Paloma. MULHERES NO APOCALIPSE: Imagens de controle e resistência em The Last of Us II. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 341-350. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224613.