Videogames: transcendendo vício, violência e escapismo

  • Débora Mattos Peron Pesquisadora independente
  • Leonardo Porto Passos Unicamp
  • Fernando Emboaba de Camargo UFRN
  • José Fornari Unicamp

Resumo


Assim como já ocorreu com o rádio, a televisão e até com a literatura, atualmente os videogames são vítimas de preconceito por parte da mídia, de políticos, de religiões e inclusive de pesquisadores acadêmicos. Apesar de sempre tão ubíquos em todas as culturas humanas, jogos sempre foram associados com comportamento escuso, jogatina, boemia, vida desregrada. Hoje em dia não é diferente, muitos ainda mencionam os efeitos deletérios de sua prática na juventude que habita o cyberspace e suas redes sociais. Este artigo tenta trazer uma visão contra argumentativa, evidenciando os benefícios cognitivos e educacionais dos jogos, em especial dos videogames.

Palavras-chave: videogames, jogos, malefícios e benefícios, cultura

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Publicado
24/10/2022
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PERON, Débora Mattos; PASSOS, Leonardo Porto; CAMARGO, Fernando Emboaba de; FORNARI, José. Videogames: transcendendo vício, violência e escapismo. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 448-457. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226088.