Cariocando: Uma ferramenta de gamificação para o turismo da cidade do Rio de Janeiro

  • Silvana Rodrigues UERJ
  • Vera Werneck UERJ
  • Pedro Moura UERJ
  • Patrícia Silva UERJ
  • Rosa Costa UERJ

Resumo


Este artigo apresenta o jogo Cariocando que possui como proposta oferecer um novo olhar sobre a cidade do Rio de Janeiro. Já conhecida por suas belezas naturais e Carnaval, o Cariocando pretende dar a oportunidade do jogador conhecer a arquitetura da Cidade Maravilhosa. Composta por exemplares de diversos estilos, a arquitetura carioca é apresentada de forma dinâmica e divertida. O jogador conhece um pouco da história de alguns edifícios emblemáticos da cidade, é convidado a conhecê-los pessoalmente e ao cumprir determinadas tarefas é premiado com vantagens na vista de determinados estabelecimentos.

Palavras-chave: Patrimônio Arquitetônico, Patrimônio Virtual, História da Arquitetura e Gamificação

Referências

Correia, R. and Andrade, M. (2021). Gamificação em turismo - o caso do grupo accor. In Proceedings of the international Workshop tourism and hosptality management, pages 300–314. IWTHM2021.

Damasceno, A. L. B., Busson, A. J., Junior, A. P. F., Pinheiro, A. E. P., Rocha, A. R. A., dos Santos Ribeiro, D., Melo, S. A., and Rodrigues, P. B. (2016). Andanças: Plataforma gamificada para apoio ao turismo no centro histórico de são luis do maranhão. In Proceedings of SBGames 2016, pages 1226–1229.

DeLEON, V. (1999). Vrnd: Notre-dame cathedral – a globally accessible multi-user real-time virtual reconstruction. In VSMM Society. Anais da 5th International Conference on Virtual Systems and Multimedia, volume 1, pages 484–491. VSMM Society.

Oliveira, G. A., Germoliato, M. H. G., da Luz, A., and Ferreira, N. (2019). A utilização de jogos como forma de preservação do patrimônio cultural imaterial. Anais do XVIII SBGAMES, ser. SBGAMES, 19.

Paraizo, R. C. (2009). Patrimônio virtual: representação de aspectos culturais do espaço urbano. Tese, Programa de pós-graduação em Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vieira, C. P., de Lurdes Calisto, M., and Gustavo, N. (1999). Gamification aplicada à formação na indústria hoteleira. In Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, volume 34, pages 81–100.
Publicado
24/10/2022
RODRIGUES, Silvana; WERNECK, Vera; MOURA, Pedro; SILVA, Patrícia; COSTA, Rosa. Cariocando: Uma ferramenta de gamificação para o turismo da cidade do Rio de Janeiro. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 483-487. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226055.