Jogos e Aprendizagem: Uma Análise do Jogo FEZ para o Ensino de Conceitos do Sistema Mongeano Sob a Ótica da Gênese Instrumental

  • Daniel T. Nipo UFPE
  • David R. S. Gadelha UFPE
  • Mirian F. da Silva UFPE

Resumo


Jogos são cercados de desafios e recompensas, onde o usuário pode aprender e desenvolver habilidades. Devidamente empregados nos processos de ensino e aprendizagem, os jogos podem potencializar a criatividade e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, o que caracteriza a Aprendizagem Baseada em Jogos. Diante do potencial dos jogos, este artigo apresenta uma análise do jogo digital de entretenimento FEZ, analisado sob a ótica da Gênese Instrumental enquanto recurso educacional para o ensino de conceitos do Sistema Mongeano. Como resultados, apontamos características similares entre o Sistema Mongeano e aspectos de design do jogo FEZ, o que indica a possibilidade de instrumentalização do jogo como recurso didático.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Jogos, Sistema Mongeano, Gênese Instrumental

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Publicado
24/10/2022
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NIPO, Daniel T.; GADELHA, David R. S.; SILVA, Mirian F. da. Jogos e Aprendizagem: Uma Análise do Jogo FEZ para o Ensino de Conceitos do Sistema Mongeano Sob a Ótica da Gênese Instrumental. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 502-511. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224576.