Desenvolvimento de serious game como auxiliador no processo de aprendizado das atividades de vida diária em crianças com espectro autista

  • Victória Pereira Cavalcante UTFPR
  • Jorge Aikes Junior UTFPR

Resumo


Diversas dificuldades são encontradas cotidianamente pelos autistas, dentre elas, estão as atividades de vida diária. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar um serious game, para dispositivos móveis, que possa auxiliar as crianças autistas na realização dessas tarefas. Inicialmente, definiu-se o escopo e as funcionalidades do jogo, determinando que o serious game auxiliaria o aprendizado da atividade de vestir-se de acordo com a estação/situação, dessa forma, foram criadas funcionalidades focadas nesse escopo e também que pudessem ser adaptáveis conforme as particularidades das crianças autistas. Posteriormente, o jogo foi testado e avaliado por profissionais com experiência no tratamento de TEA, resultando em uma favorável avaliação.

Palavras-chave: autismo, terapia, jogos eletrônicos

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Publicado
24/10/2022
CAVALCANTE, Victória Pereira; AIKES JUNIOR, Jorge. Desenvolvimento de serious game como auxiliador no processo de aprendizado das atividades de vida diária em crianças com espectro autista. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 522-531. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224717.