Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para trabalhar as competências emocionais na infância

  • Daniela Karine Ramos UFSC
  • Claudia Brito UFSC
  • Bruna Santana Anastácio Secretaria Municipal de Educação – São José, SC
  • Taynara Campos UFSC
  • Luciana Augusta Ribeiro do Prado UFSC / Secretaria Municipal de Educação – Florianópolis, SC
  • Carlos Marciano UFPR
  • Fabíola Missel Secretaria Municipal de Educação – Florianópolis, SC

Resumo


Este trabalho tem objetivo de descrever o processo de desenvolvimento de um jogo voltado para o exercício das competências emocionais na infância. Assim, apresenta-se o processo de criação de um jogo de tabuleiro, partindo da análise de outros jogos. Outro procedimento consistiu na realização de intervenções para observar o modo como as crianças interagiam com as mecânicas, lidava m com as regras, engajavam-se e, sobretudo, lidava m com as suas emoções. Os resultados valorizam o trabalho colaborativo e a realização de intervenções no processo de produção do jogo.

Palavras-chave: escola, jogos educacionais, emoção, design de game

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Publicado
24/10/2022
RAMOS, Daniela Karine; BRITO, Claudia; ANASTÁCIO, Bruna Santana; CAMPOS, Taynara; PRADO, Luciana Augusta Ribeiro do; MARCIANO, Carlos; MISSEL, Fabíola. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para trabalhar as competências emocionais na infância. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 602-612. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225392.