Codeland: um jogo para o ensino de lógica de programação com Python

  • Ayrtton L. Silva IFPB
  • Gabriel S. Nascimento IFPB
  • Jhonatan G. O. Pereira IFPB
  • Luiz M. Neto IFPB
  • Maria E. C. S. Araújo IFPB
  • Victor A. P de Oliveira IFPB

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar Codeland, um jogo educacional em desenvolvimento para auxiliar no ensino da lógica de programação com Python. Trata-se de um Role-Playing Game que está sendo desenvolvido no RPG Maker MV seguindo o processo de desenvolvimento ENgAGED, um modelo criado especificamente para o desenvolvimento de jogos educacionais. Na avaliação realizada com os estudantes que jogaram primeira versão do jogo, destacou-se como aspecto positivo a percepção dos alunos em como o jogo se relaciona com a disciplina, sendo considerado pela maioria como uma ferramenta adequada de aprendizagem.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Jogos Educacionais, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, Programação no Ensino Superior

Referências

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Publicado
24/10/2022
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SILVA, Ayrtton L.; NASCIMENTO, Gabriel S.; PEREIRA, Jhonatan G. O.; M. NETO, Luiz; ARAÚJO, Maria E. C. S.; OLIVEIRA, Victor A. P de. Codeland: um jogo para o ensino de lógica de programação com Python. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 643-652. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225460.