O Uso da Gamificação no Processo de Ensino-Aprendizagem do Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Celeny F. Alves IFMS
  • Davi R. de Lima IFMS
  • Isabella C. Alcântara IFMS
  • Márcio Osshiro IFMS

Resumo


Observando o cenário atual das escolas, nota-se a permanência dos meios tradicionais de ensino, fato que torna o aprendizado de determinadas matérias massivo e desinteressante ao aluno. Visto isso, o presente artigo teve como objetivo realizar uma exploração e análise de estudos que discorrem sobre o uso da gamificação no processo de ensino-aprendizagem do ensino médio, utilizando do método da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que foi desenvolvido por meio de um protocolo previamente elaborado. Concluiu-se que existem estudos relatando a usabilidade da gamificação no ensino médio, com diferentes técnicas, e todos demonstram um impacto positivo no aprendizado.

Palavras-chave: Gamificação, Revisão Sistemática da Literatura, Ensino-aprendizagem

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Publicado
24/10/2022
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ALVES, Celeny F.; LIMA, Davi R. de; ALCÂNTARA, Isabella C.; OSSHIRO, Márcio. O Uso da Gamificação no Processo de Ensino-Aprendizagem do Ensino Médio: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 703-712. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225546.