Matemagos: Uma Experiência de e-Sports e Matemática na Região Amazônica

  • Sylker Teles UFAM
  • Tarcinara Tavares SEDUC-AM
  • Isabelly Oliveira UFAM
  • Suziane Cundiff UFAM
  • Rodrigo Rosas Dx Gameworks
  • Brendo Balieiro Dx Gameworks

Resumo


Este artigo descreve o trabalho realizado no estado do Amazonas no âmbito do projeto Matemagos nas Escolas. Matemagos é um jogo educacional voltado para o ensino de matemática desenvolvido a partir de uma tese de doutorado com um método chamado ARCS-REACT. O jogo foi desenvolvido pela Flying Saci Game Studio e foi implementado em 163 escolas da rede estadual de ensino em 34 municípios do Estado do Amazonas, sendo 98 escolas na capital Manaus e 65 no interior do Estado. Na fase final do projeto foi realizado um torneio, o Matemagos Arena Tournament (MAT). 105 estudantes de 25 escolas de 9 municípios foram classificados para a etapa final do torneio. Em uma pesquisa futura, pretende-se testar os resultados da aprendizagem dos alunos com o mesmo método ARCS-REACT que originou o jogo.
Palavras-chave: edugames, educação, matemática, aprendizagem

Referências

Crawford, M. (2001b). “Contextual teaching and learning: Strategies for creating constructivist classrooms.” Connections, 11 (6), 1-6.

Crawford, M. (2001a). “Teaching contextually: Research, rationale, and techniques for improving student motivation and achievement.” Texas: CCI Publishing.

Meiners, J., Rasmussen, H. “An Adventure in Pre-Rendered Backgrounds. https://www.jmeiners.com/pre-rendered-backgrounds, Abril de 2022.

Ministério da Educação. “Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base”, http://basenacionalcomum.mec.gov.br, Maio de 2022.

Johnson, E. B. (2010). “Contextual Teaching and Learning: What It Is and Why It's Here to Stay.” Thousand Oaks: Corwin Press, Inc.

Keller, J. M. (2009). “Motivational Design for Learning and Performance: The ARCS Model Approach.” New York: Springer Science & Business Media.

Tavares, T. R. S. “Cultura Digital: O jogo Matemagos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.” Dissertação de mestrado. Universidad del Sol. San Lorenzo, Paraguai, 2022.

Teles, S. T. (2015) “Instructional Design for Contextual Learning-Based Online Games.” Tese de doutorado. Kyushu University, Fukuoka, Japan.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
TELES, Sylker; TAVARES, Tarcinara; OLIVEIRA, Isabelly; CUNDIFF, Suziane; ROSAS, Rodrigo; BALIEIRO, Brendo. Matemagos: Uma Experiência de e-Sports e Matemática na Região Amazônica. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 713-722. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225588.