Jogo Sério para Matemática sobre Geometria Euclidiana Plana

  • Lucas C. Parmegiani UNESP
  • Juliana da C. Feitosa UNESP
  • José R. F. Brega UNESP

Resumo


Existem várias ferramentas destinadas a melhorar o conhecimento, como brincadeiras educativas, jogos de tabuleiro e jogos digitais. Além disso, a matemática, que pertence as ciências exatas, possui um papel fundamental como facilitador para os avanços na sociedade moderna, bem como a Geometria Euclidiana Plana. Por conta disso, estudiosos vêm se esforçando para abordar novas maneiras de aprimorar suas metodologias de ensino-aprendizagem, acompanhando a evolução das novas tecnologias. Nesse sentido, o presente trabalho visa apresentar o jogo sério desenvolvido, nomeado como O Escapista e a Matemática de Euclides. Sendo este jogo sério uma ferramenta de apoio para o educador, tornando assim os conteúdos abordados sobre a Geometria Euclidiana Plana, mais atrativos e divertidos para o educando. A metodologia adotada está concentrada na revisão de literatura, dissertações, teses, artigos e ferramentas fundamentais na construção desse jogo sério.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Jogos Sérios, Geometria Euclidiana Plana, Ensino, Aprendizagem

Referências

da Rocha, R. V., Bittencourt, I. I., and Isotani, S. (2015). Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos sérios e afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 692.

de Moraes, M. N. and Cardoso, P. A. (2018). Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades.

Feitosa, J. and Braga, J. (2018). Kimo: Um jogo sério para crianças e adolescentes com câncer. Anais do XVII SBGames, Foz do Iguaçu–PR, Brasil.

Loh, C. S., Sheng, Y., and Ifenthaler, D. (2015). Serious Games Analytics: Theoretical Framework, pages 3–29. Springer International Publishing, Cham.

Matreiro, A. (2018). A desmistificação da geometria por meio da ludicidade: Geoplano como ferramenta facilitadora para o ensino e aprendizagem. Master’s thesis, UNESP, Campus de Presidente Prudente, Presidente Prudente.

Maurício, J. T. (2008). Aprender brincando: o lúdico na aprendizagem.

Mol, R. S. (2013). Os elementos de euclides. In Introdução à história da matemática, pages 45–52. Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (CAED-UFMG).

Petry, A. d. S. (2016). Jogos digitais e aprendizagem: algumas evidências de pesquisas. In Alves, Lynn; Coutinho, I. d. J., editor, Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências, pages 43–60. Papirus, Campinas-SP.

Rolino, J., Afini, D., and Vieira, G. (2015). Pirâmide multiplicativa: um jogo sério para a memorização da tabuada. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 26(1):617.

Schmidt, E. (2015). O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional. Master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Silva, Q. d. O. V. and Victer, E. d. F. (2015). O uso do geogebra e o conceito da geometria euclidiana no ensino médio. Anais do III Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: Questões Atuais, 1(1):70–72.
Publicado
24/10/2022
PARMEGIANI, Lucas C.; FEITOSA, Juliana da C.; BREGA, José R. F.. Jogo Sério para Matemática sobre Geometria Euclidiana Plana. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 744-753. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225848.