Utilização da Plataforma Beecrowd de Maratona de Programação como Estratégia para o Ensino de Algoritmos

  • Allan Kássio Beckman Soares da Cruz UFMA
  • Carlos de Salles Soares Neto UFMA
  • Pamela Torres Maia Beckman da Cruz Universidade de Coimbra
  • Mário Antonio Meireles Teixeira UFMA

Resumo


Este trabalho apresenta um modelo de plano de ensino pautado na plataforma para maratonas de programação Beecrowd e em metodologias ativas. O uso de maneira gamificada, no decorrer da disciplina, consiste na aplicação da sala de aula invertida, apoiada no conteúdo básico da disciplina de Algoritmos. Essa estratégia busca abranger todo o conteúdo e possibilitar uma evolução eficiente dos alunos com uma curva de aprendizagem menor. O plano de ensino proposto visa auxiliar o professor na aplicação das metodologias ativas. É esperado que com esse modelo de plano os professores das disciplinas de Algoritmos possam adotar estratégias de utilização de metodologias ativas que criem possibilidades de interação entre os alunos e o aprendizado.
Palavras-chave: ensino de algoritmos, gamificação, maratona de programação

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Publicado
24/10/2022
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CRUZ, Allan Kássio Beckman Soares da; SOARES NETO, Carlos de Salles; CRUZ, Pamela Torres Maia Beckman da; TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles. Utilização da Plataforma Beecrowd de Maratona de Programação como Estratégia para o Ensino de Algoritmos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 754-764. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225898.