Mask Rescue: A aventura de Nia na Tanzânia

  • Luiz Cláudio Machado dos Santos IFBA
  • Gislane Santos Silva IFBA
  • Ana Clara Almeida Lopes IFBA
  • Fernando Celso Santos de Jesus IFBA
  • Guilherme Cabral Pereira IFBA
  • Roberto Alves de Almeida Sampaio Filho IFBA
  • Tiago Silva de Jesus Ferreira IFBA

Resumo


Este artigo tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento de um jogo digital com a temática étnico racial, requerida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena [BRASIL 2008]. É demonstrada toda a metodologia e cada etapa de desenvolvimento do Game Design. O jogo desenvolvido retrata a história de uma menina chamada Nia que saiu da Tanzânia e tem a missão de recuperar os fragmentos das máscaras de sua nação. No percurso de cada cena é possível perceber os desafios que a Nia passa. Por fim, são demonstradas as telas do jogo digital desenvolvido para a plataforma de dispositivos móveis e está disponível na plataforma Android.

Palavras-chave: jogo, Tanzânia, étnico racial, interdisciplinaridade

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Publicado
24/10/2022
SANTOS, Luiz Cláudio Machado dos; SILVA, Gislane Santos; LOPES, Ana Clara Almeida; JESUS, Fernando Celso Santos de; PEREIRA, Guilherme Cabral; SAMPAIO FILHO, Roberto Alves de Almeida; FERREIRA, Tiago Silva de Jesus. Mask Rescue: A aventura de Nia na Tanzânia. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 765-774. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225899.