Gamificação Aplicada à Aprendizagem de Critérios de Teste de Software

  • Jonas C. Souza UFSJ
  • Simone Borges UTFPR
  • Vinicius H. S. Durelli UFSJ

Resumo


A gamificação tem sido amplamente utilizada no processo de aprendizagem. Esta utiliza recursos semelhantes a jogos para problemas que não são de jogos. Avaliamos até que ponto a gamificação pode ser útil no ensino de critérios de teste de software baseados em grafos. Para isso, projetamos e implementamos o Gamifying Graph Coverage Criteria (GGCC), uma ferramenta que apresenta instruções gamificadas sobre critérios baseados em grafos. Um experimento envolvendo 20 voluntários mostrou que os participantes expostos ao conteúdo por meio do GGCC tiveram um desempenho melhor do que os participantes expostos ao conteúdo em salas de aula tradicionais, percepção confirmada em pesquisa posterior aplicada participantes em relação ao GGCC.

Palavras-chave: Gamificação, Critério de cobertura de grafos, Ensino de engenharia de software

Referências

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Publicado
24/10/2022
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SOUZA, Jonas C.; BORGES, Simone; DURELLI, Vinicius H. S.. Gamificação Aplicada à Aprendizagem de Critérios de Teste de Software. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 775-784. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225971.