Uso de Game Design para a elaboração de uma Avaliação Gamificada no Ensino Superior

  • Daniel de Oliveira UNIGRANRIO
  • Márcia de Melo Dórea UNIGRANRIO

Resumo


Os métodos tradicionais de ensino se modernizam com a inclusão de tecnologias digitais, principalmente visando engajar os alunos. As tecnologias se apresentam como um recurso importante para encantar e despertar o interesse dos alunos, promovendo um ambiente favorável para a interação, cooperação e formação do pensamento crítico criativo. Nesse contexto, uma ferramenta útil que pode ajudar a engajar os alunos é desafiá-los num ambiente digital gamificado. Este artigo apresenta uma proposta de avaliação gamificada, apresentando a metodologia proposta, o processo de game design e resultados. A proposta se mostrou promissora e os alunos se sentiram motivados com o desafio de fazer uma prova como se fosse um jogo.
Palavras-chave: gamificação, game design, avaliação, método de ensino

Referências

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Publicado
24/10/2022
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OLIVEIRA, Daniel de; DÓREA, Márcia de Melo. Uso de Game Design para a elaboração de uma Avaliação Gamificada no Ensino Superior. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 856-865. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226053.