Cadê minha Pizza? Um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através de grafos

  • Fabrizio Honda UEA
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Jucimar Maia UEA

Resumo


O cenário da aprendizagem de Matemática no Brasil e os desafios que envolvem a criação de metodologias e ferramentas para a inserção de Educação em Computação na educação Básica tem sido tema de muitas pesquisas. Este artigo apresenta “Cadê minha pizza?”, um jogo educacional para estimular a aprendizagem em Matemática e o desenvolvimento do Pensamento Computacional (P.C.). O objetivo do jogador é entregar pizzas nos locais indicados, utilizando implicitamente percurso de grafos, caminho mínimo e alocação de recursos. As fases foram estruturadas a partir de rotinas do mundo real, nas quais fazem-se presentes a Matemática e os pilares do P.C. Avaliações experimentais iniciais, a partir de instrumentos validados apontaram resultados positivos, com ressalvas.
Palavras-chave: Matemática, Educação em Computação, Educação Básica, jogo educacional, caminho mínimo, Pensamento Computacional

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Publicado
24/10/2022
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HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela; MAIA, Jucimar. Cadê minha Pizza? Um jogo para exercitar Matemática e Pensamento Computacional através de grafos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 876-885. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226057.