Manna-X: Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multidisciplinar para Ensino na Ciência da Computação

  • Marcos de Assumpção UEM
  • Maurilio M. Campano Junior UEM
  • Alan Salvany Felinto UEL
  • Linnyer B. Ruiz Aylon UEM

Resumo


Jogos educacionais digitais são usados como metodologias ativas, servindo de ferramenta de aprendizagem e engajamento. Na área da Arquitetura e Organização de Computadores, poucos jogos são desenvolvidos abordando tais conceitos. Assim, este trabalho apresenta o Manna-X, um jogo que incorpora conceitos de sistema de numeração binário, de organização de computadores e sistemas gráficos. Além do jogo, uma avaliação com base em duas metodologias e com 95 alunos foi realizada, indicando boa aceitação do jogo.
Palavras-chave: jogos educativos, avaliação de jogos educativos, ciência da computação

Referências

Balasubramanian, N. and Wilson, B. G. (2006). Games and simulations. In Society for information technology and teacher education international conference, volume 1. Citeseer.

Battistella, P. and von Wangenheim, C. G. (2016). Games for teaching computing in higher education–a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education, 9(1):8–30.

Biagi, F. and Loi, M. (2013). Measuring ict use and learning outcomes: evidence from recent econometric studies. European Journal of Education, 48(1):28–42.

Campano Junior, M. M., de Souza, H. C., and Felinto, A. S. (2020). Avaliaçao pedagogica com base na uniao dos componentes dos jogos educacionais e das teorias de aprendizagem. In Proceedings of XIX SBGames-Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital-Education Track, pages 551–558.

Costa, O. V. C. d. (2011). O Jogo didáctico como estratégia de aprendizagem. PhD thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Coutinho, I. D. J. (2017). Avaliação da qualidade de jogos digitais educativos: trajetórias no desenvolvimento de um instrumento avaliativo. Tese (Doutorado)-Universidade do Estado da Bahia.

Csikszentmihalyi, M., Abuhamdeh, S., and Nakamura, J. (2014). Flow, pages 227–238. Springer Netherlands, Dordrecht.

Dewantara, D., Wati, M., Misbah, M., Mahtari, S., and Haryandi, S. (2020). The effectiveness of game based learning on the logic gate topics. In Journal of Physics: Conference Series, volume 1491, page 012045. IOP Publishing.

Fernandes, J. C. N. and Silveira, I. F. (2019). Jogos digitais educacionais, práticas interdisciplinares e pensamento computacional: relações possíveis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10(4):116–136.

Hunicke, R., Leblanc, M., and Zubek, R. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research. AAAI Workshop-Technical Report, 1.

Meftah, C., Retbi, A., Bennani, S., and Idrissi, M. (2019). Evaluation of user experience in the context of mobile serious game. In 2019 International Conference on Intelligent Systems and Advanced Computing Sciences (ISACS), pages 1–5.

Oliveira, R., Belarmino, G., Rodriguez, C., Goya, D., Venero, M. F., Júnior, A. O., and da Rocha, R. V. (2019). Avaliações em jogos educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. In Brazilian Symposium on Computers in Education, volume 30, page 972.

Oren, M., Pedersen, S., and Butler-Purry, K. L. (2020). Teaching digital circuit design with a 3-d video game: The impact of using in-game tools on students’ performance. IEEE Transactions on Education, 64(1):24–31.

Santos, J. C. O. and da Silva Figueiredo, K. (2016). Computasseia: Um jogo para o ensino de história da computação. In Anais do XXIV workshop sobre educação em computação, pages 2026–2035. SBC.

Zaffari, G. and Battaiola, A. (2014). Mapeamento do mda e habilidades do jogador no gráfico da teoria do fluxo. In 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, pages 362–373.
Publicado
24/10/2022
ASSUMPÇÃO, Marcos de; CAMPANO JUNIOR, Maurilio M.; FELINTO, Alan Salvany; AYLON, Linnyer B. Ruiz. Manna-X: Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multidisciplinar para Ensino na Ciência da Computação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 918-928. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226067.