Knight Scrum: Jogo mobile para auxiliar no aprendizado dos conceitos da Metodologia Ágil Scrum

  • Raphael Araújo Bentes CEULP / ULBRA
  • Douglas Aquino Moreno CEULP / ULBRA
  • Stefan Lucas Aquino Silva CEULP / ULBRA
  • Natanna Rocha Santos CEULP / ULBRA
  • Fernanda Pereira Gomes CEULP / ULBRA

Resumo


Metodologia Scrum vem ganhando cada vez mais popularidade devido ao fato de ser uma metodologia adaptável e de fácil implementação. Na educação, cursos superiores a indicam em seus planos de ensino, especificamente em disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos. Sabendo disso, este trabalho apresenta o ”Knight Scrum”, um jogo mobile desenvolvido para auxiliar no aprendizado dos conceitos da Metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum. O Knight Scrum apresenta a história do cavaleiro ”Draco”, que possuirá a missão de proteger o reino ”Karpa” do monstro ”Scrum-Bug”. O jogo possui o gênero Role Playing Game (RPG) e foi desenvolvido no formato 2D.
Palavras-chave: metodologia ágil, Scrum, jogo educacional, aprendizado

Referências

Battistella, P. E. (2016). ENgAGED: um processo de desenvolvimento de jogos para ensino em computação. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.

Camargo, A. S. (2013). Jogo de RPG para Ensinar Scrum. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Rodrigues, L. M. A. (2013). Desenvolvimento de software de gestão do processo judicial eletrônico no âmbito do Supremo Tribunal Federal. Especialização em plataforma de desenvolvimento web, Centro Universitário Claretiano, Taguatinga, Brasil.

Savi, R., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2011). A model for the evaluation of educational games for teaching software engineering. pages 194–203. 25th Brazilian Symposium on Software Engineering.

Schneider, M. F. (2015). SCRUM’ed: um jogo de RPG para ensinar Scrum. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Schwaber, K. and Sutherland, J. (2017). Scrum-opas. Creative Commons.

Unity. (2022). The world’s leading platform for real-time content creation. Unity.

Veen, W. and Vrakking, B. (2009). Homo Zappiens: Educando Na Era Digital. Artmed, Porto Alegre.

Villela, T. C. S. (2011). A gestão da informação em uma empresa de desenvolvimento de software sob a ótica da gestão da informação no ciclo de vida dos agentes. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, Brasil.
Publicado
24/10/2022
BENTES, Raphael Araújo; MORENO, Douglas Aquino; SILVA, Stefan Lucas Aquino; SANTOS, Natanna Rocha; GOMES, Fernanda Pereira. Knight Scrum: Jogo mobile para auxiliar no aprendizado dos conceitos da Metodologia Ágil Scrum. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 939-948. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226080.