Um Jogo de Tabuleiro Educativo para Auxiliar na Prevenção da COVID-19

  • Marcelo F. R. de Moro CEFET-MG
  • Bráulio S. Chaves CEFET-MG
  • Cláudia G. França CEFET-MG
  • Sandro R. Dias CEFET-MG
  • André R. da Cruz CEFET-MG

Resumo


Apresenta-se aqui o processo de desenvolvimento e os resultados da produção de um jogo de tabuleiro educativo, no formato físico e digital, como resultado de umas das ações de um projeto de extensão e desenvolvimento comunitário de enfrentamento à pandemia de COVID-19. O jogo é uma ferramenta de divulgação de informações confiáveis sobre educação em saúde utilizando-se da ludicidade. A metodologia se baseou na criação do conceito do jogo; no levantamento de dúvidas que a pandemia gerou nos brasileiros; na montagem de um protótipo, testes e validação com o público-alvo; e no desenvolvimento e divulgação do jogo. A articulação entre ciência, tecnologia e sociedade, pre-sente no jogo, ofereceu contribuições para a compreensão da pandemia como um problema estrutural e para o combate das iniquidades em saúde.
Palavras-chave: Jogos Educativos, Educação em Saúde, Jogos de Tabuleiro, COVID-19

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Publicado
24/10/2022
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MORO, Marcelo F. R. de; CHAVES, Bráulio S.; FRANÇA, Cláudia G.; DIAS, Sandro R.; CRUZ, André R. da. Um Jogo de Tabuleiro Educativo para Auxiliar na Prevenção da COVID-19. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 989-998. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226114.