Minigames para o desenvolvimento do pensamento computacional

  • Luciana P. de Araújo Kohler FURB
  • Dalton Solano dos Reis FURB
  • Mauricio Capobianco Lopes FURB
  • Gabriel Jorge Utyama de Carvalho FURB
  • Umberto Oliveira de Araújo Neto Leonetti FURB
  • Leonardo Linhares Sila FURB
  • Felipe Augusto de Carvalho de Araujo FURB
  • Artur Ricardo Bizon UFPR

Resumo


Considerando a evolução das tecnologias para o ensino, a inclusão do Pensamento Computacional (PC) como um componente curricular da Educação Básica, bem como o crescente uso de jogos por crianças e jovens, este trabalho apresenta uma coleção de minigames voltado ao ensino de diversas áreas do saber que contém algum dos pilares do PC tornando o aprendizado lúdico. Para o game design dos minigames utilizou-se o framework SSM que define que todo o jogo possui três camadas, Sistema, História e Modelo Mental. Após o desenvolvimento dos três minigames, aplicou-se um pré-teste com alguns alunos com o objetivo de validar a solução inicial concebida, para que posteriormente sejam realizados testes com turmas da educação básica.
Palavras-chave: pensamento computacional, framework SSM, educação

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Publicado
24/10/2022
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KOHLER, Luciana P. de Araújo; REIS, Dalton Solano dos; LOPES, Mauricio Capobianco; CARVALHO, Gabriel Jorge Utyama de; LEONETTI, Umberto Oliveira de Araújo Neto; SILA, Leonardo Linhares; ARAUJO, Felipe Augusto de Carvalho de; BIZON, Artur Ricardo. Minigames para o desenvolvimento do pensamento computacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 999-1008. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226118.