Como iniciar uma prática gamificada com ênfase na narrativa? uma experiência, no ensino de matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental

  • João Paladini Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta
  • Marcelo Lacerda IFNMG
  • Eliane Schlemmer UNISINOS-RS

Resumo


Este artigo tem origem em uma prática pedagógica desenvolvida durante a pesquisa “A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania”. Apresenta a experiência vivenciada, enquanto professor - pesquisador, de um processo de gamificação no ensino de matemática, desenvolvido com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo/RS. O objetivo consiste em propiciar, por meio de práticas educativas inventivas gamificadas, uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O artigo discute o ensino de matemática e a gamificação, com base no pensamento teórico contemporâneo. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, e faz uso do método cartográfico de pesquisa intervenção para a produção e a análise dos dados. Percebe-se que ao colocar o aluno como protagonista do próprio conhecimento, o envolvimento em todo processo de aprendizagem se torna mais prazeroso e eficientes.
Palavras-chave: ensino fundamental, gamificação, inventividade, matemática

Referências

Alves, A.M.P. Cultura lúdica sempre acompanhou a humanidade. Revista Pré-Univesp, 59. Julho 2016. Universidade de Maringá, https://pre.univesp.br/cultura-ludica#v9qsowvbnos, Julho de 2020.

Alves, L. G. (2014). A cultura lúdica e cultura digital: interfaces possíveis. Revista entre ideias: educação, cultura e sociedade, 3(2).

Alves, L. R. G., Minho, M. R., & Diniz, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: Fadel, L. M. (Org.) (2014). Gamificação na Educação. Pimenta Cultural. [E-book].

Arroyo, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

Calgaro, F.; Godinho, R. O poder das conexões. Revista S/a, São Paulo, n. 156, p.30-40, 2011. Mensal, [link], Agosto de 2018.

CUNHA, Cézar Pessoa. A Importância da Matemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 04. Ano 02, Vol. 01. pp 641-650, Julho de 2017. ISSN:2448-09.

Fiorentini, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. ZETETIKÉ, Campinas, n. 4, nov. 1995.

Huizinga, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1993.

Lacerda, M. M. Letramento e emancipação digital cidadã: cartografias e rastros na constituição de espaços de convivência híbridos e multimodais. 2019. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, 20.

Paladini, J. V. O uso de técnicas de geoprocessamento como instrumento de avaliação das políticas públicas em educação matemática. 2012. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontíficie Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2012.

Paladini, J. V.; Nonato, R. Uma investigação em matemática e em temas transversais por meio de simulador de fazendas. Revista Ciências & Ideias. Outubro, 2.

Papert, S. (1988). Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense S.A.].

Passos, E.; Kastrup, V.; Escossia, L. (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 20.

Piaget, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC, 19.

Prensky, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. 2010, [link], Outubro de 2022.

Schlemmer, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, jul/dez. 2014.

Schlemmer, E. Gamificação em contexto de hibridismo e multimodalidade na educação corporativa. Revista FGV Online, pages 26-49, 2015.

Schlemmer, E. Hibridismo, multimodalidade e nomadismo: codeterminação e coexistência para uma educação em contexto de ubiquidade. In: D. R. S. Mill e N. M.

Pimentel (Org.), Qualidade na educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologia. 2016.

Schlemmer, E. Projetos de aprendizagens gamificados: Uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal. In: Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 1, p. 42-69, jan./abril. 2018.

Schlemmer, E.; Lopes, D. Q. A Tecnologia-conceito ECODI: uma perspectiva de inovação para as práticas pedagógicas e a formação universitária. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto, Portugal. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Tobias, S. (1993). Overcoming math anxiety. New York: W. W. Norton & Compa.

Ulbrichit, V. R., & Fadel, L. M. Educação gamificada: valorizando os aspectos sociais. In: Fadel, L. M. (Org.) (2014). Gamificação na Educação. Pimenta Cultural [eboo.

Valente, W.R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo: Annablume; FAPESP, 19.

Valente, W.R. (Org.). O nascimento da matemática do ginásio. São Paulo: Annablume, 20.

Valente, W.R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume; CNPq, 2008.

Veen, W.; Vrakking, B.; Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Vygotsky, L. S. The Problem of Environment. In: Valsiner, J. e Veer, R. van der. T.

Vygotsky Reader. Cambridge e Oxford: Blackwell, 19.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PALADINI, João; LACERDA, Marcelo; SCHLEMMER, Eliane. Como iniciar uma prática gamificada com ênfase na narrativa? uma experiência, no ensino de matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1019-1029. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226126.