Como iniciar uma prática gamificada com ênfase na narrativa? uma experiência, no ensino de matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo tem origem em uma prática pedagógica desenvolvida durante a pesquisa “A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania”. Apresenta a experiência vivenciada, enquanto professor - pesquisador, de um processo de gamificação no ensino de matemática, desenvolvido com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo/RS. O objetivo consiste em propiciar, por meio de práticas educativas inventivas gamificadas, uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O artigo discute o ensino de matemática e a gamificação, com base no pensamento teórico contemporâneo. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, e faz uso do método cartográfico de pesquisa intervenção para a produção e a análise dos dados. Percebe-se que ao colocar o aluno como protagonista do próprio conhecimento, o envolvimento em todo processo de aprendizagem se torna mais prazeroso e eficientes.
Palavras-chave:
ensino fundamental, gamificação, inventividade, matemática
Referências
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Publicado
24/10/2022
Como Citar
PALADINI, João; LACERDA, Marcelo; SCHLEMMER, Eliane.
Como iniciar uma prática gamificada com ênfase na narrativa? uma experiência, no ensino de matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1019-1029.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226126.