Educação Patrimonial, Cultura Oceânica e Cidadania: um levantamento de jogos pedagógicos como recursos educacionais na construção da Niterói que queremos
Resumo
Este artigo promove uma análise do levantamento de dados acerca da disponibilidade de jogos relacionados ao tema Cultura Oceânica e sua viabilidade prática em ações educativas. Por meio desse levantamento, buscou-se encontrar estratégias para o planejamento de atividades lúdicas, bem como discutir sua aplicação em escolas municipais em Niterói, dentro da temática proposta.
Palavras-chave:
Jogos Educativos, Cultura Oceânica, Ensino de Ciências, Cultura Lúdica
Referências
Campos, L. M. L., Bortoloto, T. M., & Felício, A. K. C. (2003). A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, 47, 47-60.
Coombs, P. H., Ahmed, M. Attacking rural poverty: how nonformal education can help. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1974, [link], Outubro de 2022.
Pazoto, C. E., Duar te, M. R., Silva, E. P. (2021) Pela valorização dos oceanos na educação. Ciência Hoje, [s. l.], ed. 377, jun 2021, [link], Outubro de 2022.
NOOA, (2013). Ocean Literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages. 2. ed. [online]. Washington: NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration). 13 p, [link], Outubro de 2022.
Pazoto, C. E., Duarte, M. R., Silva, E. P., (2021) A Cultura Oceânica nas Escolas, Rev. Ciência Elem., V9(2):045, https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2021/045/, Outubro de 2022.
Coombs, P. H., Ahmed, M. Attacking rural poverty: how nonformal education can help. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1974, [link], Outubro de 2022.
Pazoto, C. E., Duar te, M. R., Silva, E. P. (2021) Pela valorização dos oceanos na educação. Ciência Hoje, [s. l.], ed. 377, jun 2021, [link], Outubro de 2022.
NOOA, (2013). Ocean Literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages. 2. ed. [online]. Washington: NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration). 13 p, [link], Outubro de 2022.
Pazoto, C. E., Duarte, M. R., Silva, E. P., (2021) A Cultura Oceânica nas Escolas, Rev. Ciência Elem., V9(2):045, https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2021/045/, Outubro de 2022.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
SILVA, Diego M.; SPIEGEL, Carolina N..
Educação Patrimonial, Cultura Oceânica e Cidadania: um levantamento de jogos pedagógicos como recursos educacionais na construção da Niterói que queremos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1048-1056.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226150.