CellEscape: o desenvolvimento de um escape room virtual para divulgação científica sobre aplicações de biotecnologia

  • Mariana Ribeiro Sayde Rede Municipal de Maricá-RJ
  • Darcele Christo Leão UFF
  • Maria Luiza Alves da Silva UFF
  • YuriVictor Lahud UFF
  • Gabriel Gavazzi Felix UFF
  • Luiz Claudio Willner UFF
  • Esteban W. Gonzalez Clua UFF
  • Gutemberg Gomes Alves UFF
  • Carolina Nascimento Spiegel UFF

Resumo


Para combater o negacionismo científico que tem aumentado nos últimos anos, faz-se necessário promover a alfabetização científica (AC). Atividades lúdicas, como jogos, podem ser ferramentas importantes para o aprendizado da biotecnologia e contribuir para a AC. Escape rooms vêm sendo utilizados para o uso didático, por se tratar de um gênero que necessita de um olhar investigativo. Assim, iniciamos o desenvolvimento do CellEscape, um escape room para smartphone sem que o jogador deve solucionar casos envolvendo biotecnologia. O projeto baseia-se em um dos casos do “Célula Adentro”. Espera-se contribuir para a AC no ensino formal e não formal.

Palavras-chave: escape room, jogo, alfabetização científica, biotecnologia

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Publicado
24/10/2022
SAYDE, Mariana Ribeiro et al. CellEscape: o desenvolvimento de um escape room virtual para divulgação científica sobre aplicações de biotecnologia. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1057-1065. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226171.