CellEscape: o desenvolvimento de um escape room virtual para divulgação científica sobre aplicações de biotecnologia

  • Mariana Ribeiro Sayde Rede Municipal de Maricá-RJ
  • Darcele Christo Leão UFF
  • Maria Luiza Alves da Silva UFF
  • YuriVictor Lahud UFF
  • Gabriel Gavazzi Felix UFF
  • Luiz Claudio Willner UFF
  • Esteban W. Gonzalez Clua UFF
  • Gutemberg Gomes Alves UFF
  • Carolina Nascimento Spiegel UFF

Resumo


Para combater o negacionismo científico que tem aumentado nos últimos anos, faz-se necessário promover a alfabetização científica (AC). Atividades lúdicas, como jogos, podem ser ferramentas importantes para o aprendizado da biotecnologia e contribuir para a AC. Escape rooms vêm sendo utilizados para o uso didático, por se tratar de um gênero que necessita de um olhar investigativo. Assim, iniciamos o desenvolvimento do CellEscape, um escape room para smartphone sem que o jogador deve solucionar casos envolvendo biotecnologia. O projeto baseia-se em um dos casos do “Célula Adentro”. Espera-se contribuir para a AC no ensino formal e não formal.

Palavras-chave: escape room, jogo, alfabetização científica, biotecnologia

Referências

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista brasileira de educação, p. 20-28.

Cardona, T. et al. (2007). Introducing DNA concepts to Swiss high school students based on a Brazilian educational game. In: Biochemistry and molecular biology education, v. 35, n. 6, p. 416-421.

Cleophas, M. d. G.; Cavalcanti, E. L. D. (2020). Escape room no ensino de química. In: Química Nova na Escola, v. 42, n. 1, p. 45 –55.

De Azevedo Pedrosa, S. M. P. e Costa, L. F. (2020). Biotecnologia, Alfabetização Científica e formação de professores face às urgências da educação contemporânea. In: Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 10, n. 3.

Do Nascimento, F. G. M., Benedetti, T. R., Dos Santos, A. R. (2020). Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. In: Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 25909-25928.

Marandino, M. et al. (2018). Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões. In: Journal of Science Communication, América Latina, v. 1, n. 1, p. A03.

Marques, R. e Raimundo, J. A. (2021). O Negacionismo Científico refletido na pandemia da COVID-19. In: Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 7, n. 20, p. 67-78.

Medeiros, J. A. D. (2020). Sirius Escape Room: ambiente para a difusão e ensino de Astronomia.

Peixe, P. D. et al. (2017). Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo. In: Acta Scientiae, v. 19, n. 1.

Sasseron, L. H. e Carvalho A. M. P. D. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. In: Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77.

Schade, C., Stagge, A. (2020). “Paper Prototyping as a Method for the Evaluation of Serious game Concepts” In: European Conference on Games Based Learning. Academic Conferences International Limited, p. 515-XIX.

Spiegel, C. N. et al. (2008). Discovering the cell: an educational game about cell and molecular biology. In: Journal of Biological Education, v. 43, n. 1, p. 27-36.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SAYDE, Mariana Ribeiro et al. CellEscape: o desenvolvimento de um escape room virtual para divulgação científica sobre aplicações de biotecnologia. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1057-1065. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226171.