Jornada Biomas Escolas: um jogo digital com potencial educacional

  • Juçara Bordin UERGS
  • Silvia de Oliveira Kist UFRGS
  • Camilo de Vasconcelos Rebouças Last Lighthouse Games
  • Patrícia Behling Schäfer B&S Educação e Tecnologia
  • Maribel Susane Selli Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei Candelária
  • Gabriela Caroline de Lemos UERGS

Resumo


Este artigo apresenta o processo de criação do jogo digital “Jornada Biomas Escolas”. O jogo foi desenvolvido no formato plataforma 2d side scrolling. Permite a caracterização dos ambientes com bastante riqueza e dispõe de elementos próximos daqueles encontrados pelos estudantes em jogos de entretenimento comerciais, como estética atrativa e jogabilidade intensa. Os relatos de uso por professores revelam contribuições para o engajamento dos estudantes e para a mobilização de competências previstas por documentos curriculares nacionais, evidenciando seu potencial pedagógico.
Palavras-chave: aprendizagem, Ciências, jogo digital, entretenimento

Referências

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Publicado
24/10/2022
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BORDIN, Juçara; KIST, Silvia de Oliveira; REBOUÇAS, Camilo de Vasconcelos; SCHÄFER, Patrícia Behling; SELLI, Maribel Susane; LEMOS, Gabriela Caroline de. Jornada Biomas Escolas: um jogo digital com potencial educacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1111-1115. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225957.