Jornada Biomas Escolas: um jogo digital com potencial educacional

  • Juçara Bordin UERGS
  • Silvia de Oliveira Kist UFRGS
  • Camilo de Vasconcelos Rebouças Last Lighthouse Games
  • Patrícia Behling Schäfer B&S Educação e Tecnologia
  • Maribel Susane Selli Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei Candelária
  • Gabriela Caroline de Lemos UERGS

Resumo


Este artigo apresenta o processo de criação do jogo digital “Jornada Biomas Escolas”. O jogo foi desenvolvido no formato plataforma 2d side scrolling. Permite a caracterização dos ambientes com bastante riqueza e dispõe de elementos próximos daqueles encontrados pelos estudantes em jogos de entretenimento comerciais, como estética atrativa e jogabilidade intensa. Os relatos de uso por professores revelam contribuições para o engajamento dos estudantes e para a mobilização de competências previstas por documentos curriculares nacionais, evidenciando seu potencial pedagógico.
Palavras-chave: aprendizagem, Ciências, jogo digital, entretenimento

Referências

Alves, L. (2008). Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, 1(2), 3-10.

Brasil (1999). LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm, Outubro de 2022.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Fundamental. Brasília: Secretaria da Educação, [link], Outubro de 2022.

McGonial, J. (2017). Realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller.

Mittermeier, R. A. et al. (2011). Global Biodiversity Conservation: the Critical Role of Hotspots. In: Zachos, F. E. & Habel, J. C. (eds.) Biodiversity Hotspots. Springer.

Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em jogos digitais, 1º Ed. (português).

Souza, D. C.; Nascimento Júnior, A. F. (2005). Jogos didático-pedagógicos ecológicos: uma proposta para o ensino de ciências, ecologia e educação ambiental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5, Bauru, Anais ABRAPEC.
Publicado
24/10/2022
BORDIN, Juçara; KIST, Silvia de Oliveira; REBOUÇAS, Camilo de Vasconcelos; SCHÄFER, Patrícia Behling; SELLI, Maribel Susane; LEMOS, Gabriela Caroline de. Jornada Biomas Escolas: um jogo digital com potencial educacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1111-1115. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225957.