Ciência em Jogo: criação coletiva de RPG sobre mulheres na Ciência

  • Simone G. Ribeiro Fiocruz
  • Cynthia M. Dias Fiocruz
  • Flávia G. Carvalho Fiocruz
  • Flávia C. Ribeiro EPSJV
  • Cristiane N. B. Percini Fiocruz
  • Hilda da S. Gomes Fiocruz
  • Fernanda de O. Bottino Fiocruz
  • Olga E. S. Dick Fiocruz
  • Danielle C. do Nascimento Fiocruz
  • Marcelo S. Vasconcellos Fiocruz

Resumo


A partir da demanda por estratégias para fomentar o acesso e permanência de meninas e mulheres nas ciências, o presente artigo relata a experiência desenvolvida até o momento no projeto “Ciência em Jogo: intercâmbio de vivências na criação de jogo narrativo sobre mulheres e meninas na ciência”. A metodologia está fundamentada na concepção de educação emancipatória de Freire e se realiza na modalidade não-formal, com estudantes dos territórios em que se encontra a Fundação Oswaldo Cruz. As etapas envolveram a experimentação de RPG, a discussão sobre ciência e saúde e a criação, pelas jovens, da ambientação inicial e de personagens baseadas nas vivências de mulheres cientistas. Pretende-se aplicar o RPG em contextos educacionais e espaços museais, a fim de contribuir para a equidade de gênero na ciência.
Palavras-chave: Palavras-chave — RPG, mulheres, ciência, educação não-formal

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Publicado
24/10/2022
RIBEIRO, Simone G. et al. Ciência em Jogo: criação coletiva de RPG sobre mulheres na Ciência. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1121-1125. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226096.