Codify: Uma plataforma gamificada para auxiliar e motivar estudantes no ensino de programção
Resumo
O processo de aprendizagem de linguagens de programação pode ser algo difícil para novos estudantes, pois é necessário entender novos conceitos e continuar motivado a praticar diariamente. Neste artigo, apresenta-se um ambiente gamificado que visa auxiliar estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem. Ele foi aplicado e validado com duas turmas do primeiro ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio durante um semestre. Com o objetivo de validar a gamificação, foi analisado se os recursos gamificados foram utilizados e se chamaram a atenção dos estudantes. Os resultados mostraram que tais recursos foram amplamente utilizados e chamaram a atenção dos alunos, podendo ser um fator motivante promissor.
Palavras-chave:
Gamificação, Codify, Programação
Referências
Campos, A., Gardiman, R., and Madeira, C. (2015). Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 356–365, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Deterding, S., Sicart, M., Nacke, L., O’Hara, K., and Dixon, D. (2011). Gamification: Using game design elements in non-gaming contexts. volume 66, pages 2425–2428.
Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer.
Natal, M. E. C., Barbosa, B. A., Hernandes, J. C., Much, B. D. S., Bigolin, M., Silva, S. J. R. D., Silva, C. B., and Carvalho, L. F. B. D. (2018). Tri-logic: Um ambiente gamificado como ferramenta de auxílio ao ensino de aprendizagem de lógica de programação. Renote, 16(2).
Pereira Júnior, J. C. R. and Rapkiewicz, C. E. (2004). O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: Uma visão crítica da pesquisa no brasil. In Anais do I WEI. Sociedade Brasileira de Computação.
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Pereira Júnior, J. C. R. and Rapkiewicz, C. E. (2004). O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: Uma visão crítica da pesquisa no brasil. In Anais do I WEI. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
SANTOS, Yuri D. C. de Faria; GARCIA, Daiane C.; SANTOS, Paulo C. dos; SAQUI, Diego.
Codify: Uma plataforma gamificada para auxiliar e motivar estudantes no ensino de programção. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1126-1130.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226098.