Codify: Uma plataforma gamificada para auxiliar e motivar estudantes no ensino de programção

  • Yuri D. C. de Faria Santos IFSULDEMINAS
  • Daiane C. Garcia IFSULDEMINAS
  • Paulo C. dos Santos IFSULDEMINAS
  • Diego Saqui IFSULDEMINAS

Resumo


O processo de aprendizagem de linguagens de programação pode ser algo difícil para novos estudantes, pois é necessário entender novos conceitos e continuar motivado a praticar diariamente. Neste artigo, apresenta-se um ambiente gamificado que visa auxiliar estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem. Ele foi aplicado e validado com duas turmas do primeiro ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio durante um semestre. Com o objetivo de validar a gamificação, foi analisado se os recursos gamificados foram utilizados e se chamaram a atenção dos estudantes. Os resultados mostraram que tais recursos foram amplamente utilizados e chamaram a atenção dos alunos, podendo ser um fator motivante promissor.
Palavras-chave: Gamificação, Codify, Programação

Referências

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Publicado
24/10/2022
SANTOS, Yuri D. C. de Faria; GARCIA, Daiane C.; SANTOS, Paulo C. dos; SAQUI, Diego. Codify: Uma plataforma gamificada para auxiliar e motivar estudantes no ensino de programção. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1126-1130. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226098.