A estrutura discursiva da Twitch para capitalização imaterial na indústria de games

  • Kennet Anderson da Cruz Medeiros UFPB
  • Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa UFPE

Resumo


Em análise sobre processos de plataformização que permeiam a contemporaneidade, o paper explora uma discussão sobre a lógica neoliberal de trabalho, produção e consumo na indústria de games. Estruturado em tópicos, observa-se por um viés ensaístico e por meio de uma pesquisa bibliográfica como o fenômeno das plataformas promove um certo tipo de fetichização aos serviços oferecidos no intuito de capitalização financeira, ao mesmo tempo que precariza seus trabalhadores. Por seguinte, foca-se na plataforma Twitch, para observar como ela se apropria de discursos de glamourização laboral, trabalho por amor e empreendedorismo através de streamers, ao que se conclui a promoção de um projeto de capitalização imaterial sem questionamentos estatais e/ou sindicais.

Palavras-chave: Capital imaterial, Plataformização, Indústria de games, Twitch

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Publicado
24/10/2022
MEDEIROS, Kennet Anderson da Cruz; COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. A estrutura discursiva da Twitch para capitalização imaterial na indústria de games. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1147-1156. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225325.