Player-Game Interaction Recorder: Um Software de Gravação para Apoiar a Avaliação da Interação de Jogadores com Jogos Digitais

  • Murilo de Araújo Bento UFRN
  • Leonardo Cunha de Miranda UFRN
  • Gabriel Alves Mendes Vasiljevic UFRN

Resumo


O registro audiovisual é uma atividade muito relevante quando da realização de estudos que envolvam a avaliação da interação de jogadores com jogos digitais, apesar da existência de alguns desafios relacionados a este tipo de coleta de dados. Assim, neste trabalho, um software de gravação gratuito e de código aberto é apresentado, com características que o diferenciam do estado da arte, e seu emprego é avaliado em dois diferentes estudos. Os resultados sinalizam a versatilidade e robustez da solução, que está disponível para ser utilizada pela indústria de jogos ou pela academia.

Palavras-chave: jogos de computador, IHC, estudo de caso, experimento

Referências

Bento, A.A. e Miranda, L.C. (2015) “Steering All: Infinite Racing Game Controlled by Haar Cascade through OpenCV.” In: XVII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR ’15), p. 245-254.

Chuang, T., Yeh, M.K. e Lin Y. (2021) “The Impact of Game Playing on Students’ Reasoning Ability, Varying According to Their Cognitive Style.” Educational Technology & Society, v. 24, n. 3, p. 1-29.

Ferreira, A.L.S., Marciano, J.N., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2014) “Understanding and Proposing a Design Rationale of Digital Games based on Brain-Computer Interface: Results of the Admiral Mind Battleship Study.” SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, n. 1, p. 3-15.

Ferreira, A.L.S., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2012) “Interfaces Cérebro-Computador de Sistemas Interativos: Estado da Arte e Desafios de IHC.” In: XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, p. 239-248.

Guo, J., Hsu, H., Lin, M., Lin, C. e Huang, C. (2020) “Testing the Usability of Digital Educational Games for Encouraging Smoking Cessation.” International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 8, p. 1-14.

Marciano, J.N., Ferreira, A.L.S., Correia, A.C.C., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2013) “Karuchā Ships Invaders: Cultural Issues on the Design/Development of a Japanese CALL Game made by/to Brazilians.” In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames’13), p. 172-180.

Marciano, J.N., Miranda, E.E.C. e Miranda, L.C. (2014) “Applying the Method for Evaluation of Motivational Aspects on Karuchā Ships Invaders Educational Game with Brazilian Students of Japanese.” In: XX Workshop de Informática na Escola.

Martens, A.L., Grover, C.A., Saucier, D.A. e Morrison, B.A. (2018) “An Examination of Gender Differences versus Similarities in a Virtual World.” Computers in Human Behavior, v. 84, p. 404-409.

Mendes, G.A.V. e Miranda, L.C. (2019) “The Effect of Auditory Stimuli on User ’s Meditation and Workload in a Brain-Computer Interface Game.” Interacting with Computers, v. 31, n. 3, p. 250-262.

Mendes, G.A.V., Miranda, L.C. e Menezes, B.C. (2018 a) “Mental War: An Attention-based Single/Multiplayer Brain-Computer Interface Game.” In: 18th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA ’18), p. 450-465.

Mendes, G.A.V., Miranda, L.C. e Menezes, B.C. (2018b) “Zen Cat: A Meditation-based Brain-Computer Interface Game.” In: 18th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA ’18), p. 294-309.

Mendes, G.A.V., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2014) “MasterMind Chess: Design and Implementation of Classic, Capablanca and Fischer Mo des with Real Time Match Observation”, In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.

Mendes, G.A.V., Miranda, L.C. e Miranda, E.E.C. (2016) “A Case Study of MasterMind Chess: Comparing Mouse/Keyboard Interaction with Kinect-based Gestural Interface.” Advances in Human-Computer Interaction, v. 2016, p. 1-10.

Miranda, L.C., Hornung, H.H. e Baranauskas, M.C.C. (2010) “Adjustable Interactive Rings for iDTV.” IEEE Transactions on Consumer Electronics, v. 56, p. 1988-1996.

Miranda, L.C., Hornung, H.H. e Baranauskas, M.C.C. (2011) “A djustable Interactive Rings for iDTV: First Results of an Experiment with End-Users.” In: 2nd International Conference on Human Centered Design (HCD ’11), p. 262-271.

Miranda, L.C., Hornung, H.H., Pereira, R. e Baranauskas, M.C.C. (2013) “Exploring Adjustable Interactive Rings in Game Playing: Preliminary Results.” In: 2nd International Conference on Design, User Experience and Usability, p. 518-527.

Ouherrou, N., Benmarrakchi, F., Elhammoumi, O. e El Kafi, J. (2 019a) “Evaluation of an Educational Game for Children with Dyslexia: FunLexia-A Case Study.” International Journal of Information Science & Technology, v. 3, no. 6, p. 4-14.

Ouherrou, N., Elhammoumi, O., Benmarrakchi, F. e El Kafi, J. (2019 b) “Comparative Study on Emotions Analysis from Facial Expressions in Children with and without Learning Disabilities in Virtual Learning Environment.” Education and Information Technologies, v. 24, n. 2, p. 1777-1792.

Quail, N., Holmes, K., Linn, A., Rea, P., Livingstone, D. and Boyle, J. (2018) “Serious Digital Games Using Virtual Patients and Digital Chalk-talk Videos: A Novel Approach to Teaching Acute Diabetes Care in the Undergraduate Medical Curriculum.” Diabetic Medicine.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
BENTO, Murilo de Araújo; MIRANDA, Leonardo Cunha de; VASILJEVIC, Gabriel Alves Mendes. Player-Game Interaction Recorder: Um Software de Gravação para Apoiar a Avaliação da Interação de Jogadores com Jogos Digitais. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1177-1186. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226079.