TurbeLab: Jogo Sério Sobre Ciências para o Desenvolvimento de Funções Executivas
Resumo
A criação de jogos sérios, para desenvolver Funções Executivas (FEs) (controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva) pode ser uma boa estratégia para engajar pacientes. O objetivo deste trabalho foi projetar, desenvolver e testar a usabilidade do jogo sério TurbeLab, que apoia o treino de FEs em crianças e adolescentes. O projeto teve etapas de análise de necessidades do público-alvo, game design e o estudo piloto de usabilidade, onde foi aplicado o System Usability System (SUS) e um questionário próprio, em que se obteve notas altas, demonstrando que o TurbeLab está apto para o público-alvo. Um estudo futuro de aplicabilidade será conduzido com crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Palavras-chave:
funções executivas, jogos sérios, desenvolvimento de jogos, terapia
Referências
Bul, K. C. M. et al. (2016) Behavioral Outcome Effects of Serious Gaming as an Adjunct to Treatment for Children With Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Randomized Controlled Trial. J Med Internet Res.
Cerqueira, B. et al. (2020) Estimulação do Controle Inibitório em Crianças no Ambiente Escolar a partir de Jogos Digitais. XIX SBGames, Recife.
Fonseca, V. D. (2014) Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 31, p. 236-253, ISSN 96.
Hounsell, M.; Gasparini, I.; Krause, K. (2018) Aplicações dos jogos digitais nas funções executivas: um mapeamento sistemático da literatura.
Krause, K. K. G.; Hounsell, M. D. S.; Gasparini, I. (2018) Aplicações dos jogos digitais nas funções executivas: um mapeamento sistemático da literatura. XVII SBGames, Foz do Iguaçu.
Lourenço, D. F., Carmona E. V., Lopes M. H. B. M. (2022) Translation and cross-cultural adaptation of the System Usability Scale to Brazilian Portuguese. Aquichan.
Marques, A. P. P.; Amaral, A. V. M.; Pantano, T. (2020) Treino De Funções Executivas E Aprendizado. 1ª. ed. [S.l.]: Manoele, 248 p.
Peñuelas-Calvo, I. et al. (2020) Video games for the assessment and treatment of attention-deficit/hyperactivity disorder: a systematic review. Eur Child Adolesc Psychiatry.
Poon, K. (2018) Hot and Cool Executive Functions in Adolescence: Development and Contributions to Important Developmental Outcomes. Frontiers in psychology, 8.
Tourinho, A.; Bonfim, C.; Alves, L. (2016) Games, TDAH e Funções Executivas: Uma Revisão da Literatura. SBGAMES.
Zyda, M. (2005) From visual simulation to virtual reality to games. Computer, v. 38, n. 9, p. 25-32.
Cerqueira, B. et al. (2020) Estimulação do Controle Inibitório em Crianças no Ambiente Escolar a partir de Jogos Digitais. XIX SBGames, Recife.
Fonseca, V. D. (2014) Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 31, p. 236-253, ISSN 96.
Hounsell, M.; Gasparini, I.; Krause, K. (2018) Aplicações dos jogos digitais nas funções executivas: um mapeamento sistemático da literatura.
Krause, K. K. G.; Hounsell, M. D. S.; Gasparini, I. (2018) Aplicações dos jogos digitais nas funções executivas: um mapeamento sistemático da literatura. XVII SBGames, Foz do Iguaçu.
Lourenço, D. F., Carmona E. V., Lopes M. H. B. M. (2022) Translation and cross-cultural adaptation of the System Usability Scale to Brazilian Portuguese. Aquichan.
Marques, A. P. P.; Amaral, A. V. M.; Pantano, T. (2020) Treino De Funções Executivas E Aprendizado. 1ª. ed. [S.l.]: Manoele, 248 p.
Peñuelas-Calvo, I. et al. (2020) Video games for the assessment and treatment of attention-deficit/hyperactivity disorder: a systematic review. Eur Child Adolesc Psychiatry.
Poon, K. (2018) Hot and Cool Executive Functions in Adolescence: Development and Contributions to Important Developmental Outcomes. Frontiers in psychology, 8.
Tourinho, A.; Bonfim, C.; Alves, L. (2016) Games, TDAH e Funções Executivas: Uma Revisão da Literatura. SBGAMES.
Zyda, M. (2005) From visual simulation to virtual reality to games. Computer, v. 38, n. 9, p. 25-32.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
BAGDZIUS, Alice C.; SOARES, Pedro H. P.; CYRILLO, João P.; BICUDO, Elthon D. S.; ASSIS, Silvana M. B. de; RODRIGUES, Bruno S.; DIONÍSIO, Ana G. C..
TurbeLab: Jogo Sério Sobre Ciências para o Desenvolvimento de Funções Executivas. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1247-1256.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225409.