“Sai pra lá”: um relato de como conceitos de prevenção e risco de infecção foram abordados no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro

  • Pedro Henrique G. N. Marques Fiocruz
  • Letícia L. do Nascimento Fiocruz
  • Tânia Zaverucha do Valle Fiocruz

Resumo


O pelo SARS-CoV-2 trouxe uma série de medidas de prevenção antes impensadas pela população geral, alterando o cotidiano de todos. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um jogo sério de tabuleiro, pensado para chamar a atenção das medidas de prevenção necessárias para a diminuição do risco de infecção pelo SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios. Discutimos o racional da escolha das mecânicas, dinâmicas e estéticas selecionadas para o jogo e como elas se encaixam nos conceitos que gostaríamos de reforçar. O produto é um jogo sério, em formato “imprima e jogue” que será disponibilizado como recurso educacional aberto.

Palavras-chave: jogo sério, COVID -19, saúde pública, prevenção, transmissão viral, mecânicas de jogo

Referências

Adil M.T, Rahman R., Whitelaw D., Jain V., Al-Taan O., Rashid F., Munasinghe A., Jambulingam P. (2020) “SARS-CoV-2 and the pandemic of COVID-19. “In Postgraduate Medical Journal 97(1144), 110-116.

Anvisa (2020) Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/20.

Asselah T., Durantel D., Pasmant E., Lau G., Schinazi R.F. (2021) “COVID-19: Discovery, diagnostics and drug development. “In Journal of Hepatology 74(1), 168-184.

Bogost I. (2007) “Persuasive games: the expressive power of videogames” Cambridge: the MIT press, 464p.

Callaway, E. (2022) “Are COVID surges becoming more predictable? New Omicron variants offer a hint”, In: Nature 605, 204-206.

CNS-Conselho Nacional de Saúde (2022) Recomendação no 001 de 27 de janeiro de 2022.

Engelstein G., Shalev I. (2019) “Building blocks of tabletop game design. An encyclopedia of mechanisms.” CRC Press, 49.

Ferreira Caceres M.M., Sosa J.P., Lawrence J.A., et al. (2022) “The impact of misinformation on the COVID-19 pandemic. “In AIMS Public Health 9(2), 262-277.

Fong M.W., Gao H., Wong J.Y., Xiao J., Shiu E.Y.C., Ryu S., Cowling B.J. (2020) “Nonpharmaceutical Measures for Pandemic Influenza in Nonhealthcare Settings-Social Distancing Measures.” In Emergent Infectious Diseases 26(5), 976-984.

Garofalo, E. (2001) “What Is Rubber Hose Animation? How to Achieve This Classic Look. https://www.makeuseof.com/what-is-rubber-hose-animation/.

Howard J., Huang A., Li Z., et al. (2021) “An evidence review of face masks against COVID-19. “In Proc Natl Acad Sci U S A. 118(4), e2014564118.

Huremovic D (2019) “Social distancing, quarentine, and isolation.” In Huremovic D (ed.) Psychiatry of pandemics. A mental health response to infection outbreak. Spriger Switzerland. pp 85-94.

Jess, C. (2021) “The rise of solo play games. https://play.nobleknight.com/the-rise-of-solo-games/.

Juneau C.E., Pueyo T., Bell M., Gee G., Collazzo P., Potvin L. (2022) “Lessons from past pandemics: a systematic review of evidence-based, cost-effective interventions to suppress COVID-19.” In Systematic Reviews 11(1), 90.

Kritz JS, Costa LM, Classe TM, Xexéo GB. (2020) “Xô Corona: aprendendo medidas preventivas da COVID-19 através de um jogo.” In Proceedings of SBGames 2020.

Oliveira P.M., Mesquita L.C.C., Gkantonas S., Giusti A., Mastorakos E. (2021). “Evolution of spray and aerosol from respiratory releases: theoretical estimates for insight on viral transmission. “In Proceedings of the Roy al. Society A 477, 20200584.

Puhach O., Adea K., Hulo N. et al. (2022) “Infectious viral load in unvaccinated and vaccinated individuals infected with ancestral, Delta or Omicron SARS-CoV-2.” In Nature Medicine.

Salen K. e Zimmerman E. (2012) “Regras do Jogo. Fundamentos do design de jogos” Volume 1, Editora Blucher, São Paulo, 168p.

Schoberer D., Osmancevic S., Reiter L., Thonhofer N., Hoedl M. (2022) “Rapid review and meta-analysis of the effectiveness of personal protective equipment for healthcare workers during the COVID-19 pandemic.” In Public Health Pract (Oxf).

Sousa M. (2019) “Back in the game: modern board games” In: Videogame Sciences and Arts. Communications in Computer and Information Science Zagalo, Edited by N., Veloso, A. I., Costa, L., Mealha, Ó., p. 72-.

Spiegel, C. (2022) “Jogos cooperativos em sala de aula.” In Jogos de tabuleiro na educação. Organizado por Lima L, Neri F, Piccolo P, Carvalho AV. Devir, São Paulo.

WHO (2020) “WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID19”, [link].

WHO (2021) “WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard.“ https://covid19.who.int, Junho de 2022.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Pedro Henrique G. N.; NASCIMENTO, Letícia L. do; VALLE, Tânia Zaverucha do. “Sai pra lá”: um relato de como conceitos de prevenção e risco de infecção foram abordados no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1257-1266. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225465.